Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Karoline Moura Santos da-
dc.date.accessioned2025-09-01T20:39:16Z-
dc.date.available2023-06-14-
dc.date.available2025-09-01T20:39:16Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.citationSILVA, Karoline Moura Santos da. Contribuições da avaliação informal no processo formativo de crianças do quinto ano do ensino fundamental: uma visão humanizada de uma pedagoga em formação. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5304-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-05-19T13:33:01Z No. of bitstreams: 1 DOSSIE_2023_Karoline Moura Santos da Silva.pdf: 720937 bytes, checksum: 22248f8b3ef0b5333b71a7ff2d772ff3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-09-01T20:39:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOSSIE_2023_Karoline Moura Santos da Silva.pdf: 720937 bytes, checksum: 22248f8b3ef0b5333b71a7ff2d772ff3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-01T20:39:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOSSIE_2023_Karoline Moura Santos da Silva.pdf: 720937 bytes, checksum: 22248f8b3ef0b5333b71a7ff2d772ff3 (MD5) Previous issue date: 2023-05-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleContribuições da avaliação informal no processo formativo de crianças do quinto ano do ensino fundamental : uma visão humanizada de uma pedagoga em formaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1637464987496730pt_BR
dc.contributor.referee1Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1637464987496730pt_BR
dc.description.resumoNeste dossiê, é abordada avaliação informal com base no estudo de texto da autora Benigna Villas Boas (2008; 2010), a partir de um olhar sensível e humanizado voltado especificamente para um estudante de quinto ano do ensino fundamental cujo nome é Pequi (fictício). No estudo apresentado a seguir, a avaliação informal está presente a todo o momento em que o estudante permanece na escola, no entanto, o foco desse texto é a relação estudante e educador e como o olhar desse educador pode ser poderoso tanto positivamente quanto negativamente. Sendo assim, inicialmente se faz necessário contextualizar sobre a avaliação formativa e, logo em seguida, as especificidades da avaliação informal. Como avaliação informal está ligada na construção do processo formativo para criança de quinto ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPedagogia - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keywordAvaliação informalpt_BR
dc.subject.keywordAvaliação formativapt_BR
dc.subject.keywordMemorialpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Pedagogia - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOSSIE_2023_Karoline Moura Santos da Silva.pdf704.04 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.