Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5310
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Proposta de diretrizes de desenvolvimento para redes sociais móveis gamificadas |
Autor(es): | Alves, Fábio Pereira |
Orientador(a): | Maciel, Cristiano |
Coorientador: | Anacleto, Junia Coutinho |
Membro da Banca: | Maciel, Cristiano |
Resumo : | As redes sociais e os dispositivos móveis mudaram a maneira como os usuários se relacionam com as aplicações. O conceito de usuário tem mudado de uma engrenagem em uma máquina organizacional para um parceiro em um sistema interativo, um consumidor final e, mais recentemente, um produtor de conteúdo. Devido a essa mudança, um forte e novo foco é o engajamento do usuário, bem como sua experiência no uso do sistema. As técnicas conhecidas como Gamificação tem representado um importante papel nesse cenário, ao integrar elementos de jogos eletrônicos em contextos não relacionados aos jogos. Porém, pouca atenção acadêmica tem sido dada quanto à maneira como as aplicações que utilizam gamificação são construídas. Esse problema é intensificado quando tratamos de redes sociais móveis (RSMs), devido ao crescimento do número de usuários de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é propor diretrizes para a implementação de elementos de jogos em aplicativos com características de RSMs, como ferramenta de motivação, engajamento e melhoria de experiência de uso. Para isso, foi analisado o comportamento de usuários das RSMs Foursquare e GetGlue em dois experimentos, realizados por meio de questionários online, buscando entender a percepção que esses usuários tem sobre os elementos de jogos que essas aplicações utilizam. Os dados colhidos foram analisados sob uma abordagem qualitativa, produzindo um retrato do uso das aplicações por esses usuários. A partir dos resultados obtidos, combinados com os conceitos existentes, foram propostas diretrizes para o desenvolvimento de novas aplicações utilizando os elementos de jogos existentes, buscando maior engajamento, motivação mais efetiva e melhoria da experiência de uso em redes sociais móveis. |
Palavra-chave: | Engenharia de sistemas web |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Computação (IC) |
Programa: | Engenharia de Sistemas Web - CUC |
Referência: | ALVES, Fábio Pereira. Proposta de diretrizes de desenvolvimento para redes sociais móveis gamificadas. 2013. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Sistemas Web) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Computação, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5310 |
Data defesa documento: | 2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia de Sistemas Web |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCP_2013_Fábio Pereira Alves.pdf | 879.63 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.