Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5310
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta de diretrizes de desenvolvimento para redes sociais móveis gamificadas
Autor(es): Alves, Fábio Pereira
Orientador(a): Maciel, Cristiano
Coorientador: Anacleto, Junia Coutinho
Membro da Banca: Maciel, Cristiano
Resumo : As redes sociais e os dispositivos móveis mudaram a maneira como os usuários se relacionam com as aplicações. O conceito de usuário tem mudado de uma engrenagem em uma máquina organizacional para um parceiro em um sistema interativo, um consumidor final e, mais recentemente, um produtor de conteúdo. Devido a essa mudança, um forte e novo foco é o engajamento do usuário, bem como sua experiência no uso do sistema. As técnicas conhecidas como Gamificação tem representado um importante papel nesse cenário, ao integrar elementos de jogos eletrônicos em contextos não relacionados aos jogos. Porém, pouca atenção acadêmica tem sido dada quanto à maneira como as aplicações que utilizam gamificação são construídas. Esse problema é intensificado quando tratamos de redes sociais móveis (RSMs), devido ao crescimento do número de usuários de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é propor diretrizes para a implementação de elementos de jogos em aplicativos com características de RSMs, como ferramenta de motivação, engajamento e melhoria de experiência de uso. Para isso, foi analisado o comportamento de usuários das RSMs Foursquare e GetGlue em dois experimentos, realizados por meio de questionários online, buscando entender a percepção que esses usuários tem sobre os elementos de jogos que essas aplicações utilizam. Os dados colhidos foram analisados sob uma abordagem qualitativa, produzindo um retrato do uso das aplicações por esses usuários. A partir dos resultados obtidos, combinados com os conceitos existentes, foram propostas diretrizes para o desenvolvimento de novas aplicações utilizando os elementos de jogos existentes, buscando maior engajamento, motivação mais efetiva e melhoria da experiência de uso em redes sociais móveis.
Palavra-chave: Engenharia de sistemas web
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Computação (IC)
Programa: Engenharia de Sistemas Web - CUC
Referência: ALVES, Fábio Pereira. Proposta de diretrizes de desenvolvimento para redes sociais móveis gamificadas. 2013. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Sistemas Web) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Computação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5310
Data defesa documento: 2013
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Sistemas Web

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2013_Fábio Pereira Alves.pdf879.63 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.