Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5331
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Medicação e ensino de química: possibilidades de erros na administração de medicamentos e as relações entre o conhecimento químico necessário para o uso racional e crítico.
Autor(es): Nascimento, Vitória Lohanny Gonçalves
Orientador(a): Pena, Graziele Borges de Oliveira
Membro da Banca: Pena, Graziele Borges de Oliveira
Membro da Banca: Zanetoni, Valéria Aparecida Lanzoni
Membro da Banca: Pereira, Luciano da Silva
Resumo : O uso de medicamentos é uma prática comum nas vivências das pessoas, sendo fundamental para o cuidado da saúde e no tratamento de diversas enfermidades. Portanto, abordar o tema medicação nas aulas de Química pode representar uma estratégia pedagógica importante para a promoção da alfabetização científica, estimulando a reflexão sobre os impactos dos medicamentos no corpo humano, na sociedade e no meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi analisar as relações entre medicação e ensino de química, por meio de levantamento bibliográfico na perspectiva de suscitar reflexões sobre os erros na administração de medicamentos e as relações entre o conhecimento químico necessário para o uso racional e crítico. O ensino de Química ganha relevância não apenas no aspecto acadêmico, mas também como uma ferramenta essencial para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com situações do dia a dia, como a falta de conhecimento químico. Realizamos um levantamento bibliográfico, baseado nos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa. Desse modo, pesquisamos teses e dissertações, disponíveis no banco de dados da BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). A presente pesquisa buscou embasamento teórico e metodológico em estudos acadêmicos voltados ao ensino de Química com enfoque em temas relacionados a medicamentos, automedicação e saúde pública. O tema medicamentos, pode ser uma possibilidade de valorizar as experiências de vida dos estudantes, propiciar, reflexões para diferentes situações e promover uma construção colaborativa do conhecimento, que seja aplicável e próxima da realidade do aluno.
Resumo em lingua estrangeira: The use of medications is a common practice in people's experiences, being fundamental forhealthcare and the treatment of various ailments. Therefore, addressing the theme ofmedication in Chemistry classes can represent an important pedagogical strategy forpromoting scientific literacy, encouraging reflection on the impacts of medications on thehuman body, society, and the environment. The objective of this work was to analyze therelationships between medication and chemistry teaching, through a bibliographic survey withthe aim of fostering reflections on the errors in the administration of medications and theconnections between the chemical knowledge necessary for rational and critical use. Theteaching of Chemistry gains relevance not only in the academic aspect but also as an essentialtool for the training of more aware citizens who are prepared to deal with everyday situations,such as the lack of chemical knowledge. We conducted a bibliographic survey based on thetheoretical and methodological assumptions of qualitative research. In this way, weresearched theses and dissertations available in the BDTD database (Brazilian Digital Libraryof Theses and Dissertations). This research sought theoretical and methodological groundingin academic studies focused on teaching Chemistry with an emphasis on topics related tomedications, self-medication, and public health. The topic of medications can be a possibilityto value the life experiences of students, provide reflections for different situations, andpromote a collaborative construction of knowledge that is applicable and close to the student'sreality.
Palavra-chave: Medicamentos
Ensino de química
Erros na medicação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Medicines
Chemistry teaching
Medication errors
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Química - CUA
Referência: NASCIMENTO, Vitória Lohanny Gonçalves. Medicação e ensino de química: possibilidades de erros na administração de medicamentos e as relações entre o conhecimento químico necessário para o uso racional e crítico. 2025. 27 f. Monografia (Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5331
Data defesa documento: 14-May-2025
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2025_Vitória Lohanny Gonçalves Nascimento.pdf737.21 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.