Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Jakeline Floriano-
dc.date.accessioned2025-09-03T17:27:29Z-
dc.date.available2025-05-16-
dc.date.available2025-09-03T17:27:29Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.citationCARVALHO, Jakeline Floriano. Quanta gente se reúne para celebrar: Peña Eme-Ene – arte, memória e modos de pertencer da cultura sul-mato-grossense. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5336-
dc.description.abstractPeña Eme-Ene was a cultural space that operated for over a decade, between 1989 and 1999, emerging as a place for diverse artistic expressions, linked to the cultural identity of Mato Grosso do Sul. This article starts from the following question: how did Peña Eme-Ene operate as a space of cultural resistance and identity construction? The objective is to analyze the experience of Peña Eme-Ene as a cultural space that, through multiple artistic expressions, built integrations with South American countries and activated collective memories. Methodologically, this is a qualitative and documentary research, anchored in an interdisciplinary bibliographic review (in the fields of sociology, anthropology and history), based on the book “While this new train crosses the Central Coast: Urban popular music, Latin Americanism and conflicts over modernization in Mato Grosso do Sul”, by Álvaro Neder, articulated in other sources such as local press magazines – especially the magazines Cultura MS, Arca and Executivo Plus. The results reveal that Peña Eme-Ene was established as a microcosm of a Latin American culture, forging a territory of hybridisms, aesthetics and integration, where music operated as a vector of cultural identity and criticism of the cultural homogenization of the large centers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-08-29T21:09:44Z No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Jakeline Floriano Carvalho.pdf: 412792 bytes, checksum: 12e053f5b86da916150da8a8baa264c6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-09-03T17:27:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Jakeline Floriano Carvalho.pdf: 412792 bytes, checksum: 12e053f5b86da916150da8a8baa264c6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-03T17:27:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Jakeline Floriano Carvalho.pdf: 412792 bytes, checksum: 12e053f5b86da916150da8a8baa264c6 (MD5) Previous issue date: 2025-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleQuanta gente se reúne para celebrar : Peña Eme-Ene – arte, memória e modos de pertencer da cultura sul-mato-grossensept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Thaís Leão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4604071943987756pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Thaís Leão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4604071943987756pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5047251804333429pt_BR
dc.description.resumoA Peña Eme-Ene foi um espaço cultural que esteve em funcionamento por mais de uma década, entre os anos de 1989 e 1999, surgindo como um lugar de manifestações artísticas diversas, ligadas à identidade cultural de Mato Grosso do Sul. O presente artigo parte do seguinte problema: de que forma a Peña Eme-Ene operou como espaço de resistência cultural e construção identitária? O objetivo é analisar a experiência da Peña Eme-Ene como espaço cultural que, por meio das múltiplas manifestações artísticas, construiu integrações com países sul-americanos e ativou memórias coletivas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, ancorada em uma revisão bibliográfica interdisciplinar (nos campos da sociologia, antropologia e história), tendo como base o livro “Enquanto este novo trem atravessa o Litoral Central: Música popular urbana, latino-americanismo e conflitos sobre modernização em Mato Grosso do Sul”, de Álvaro Neder, articulada em outras fontes como revistas da imprensa local – especialmente as revistas Cultura MS, Arca e Executivo Plus. Os resultados revelam que a Peña Eme-Ene se constituiu como microcosmo de uma cultura latino americana, forjando um território de hibridismos, estética e integração, onde a música operava como vetor de uma identidade cultural e crítica à homogeneização cultural dos grandes centros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programHistória - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keywordPeña Eme-Enept_BR
dc.subject.keywordMemóriapt_BR
dc.subject.keywordIdentidade culturalpt_BR
dc.subject.keywordIntegraçãopt_BR
dc.subject.keyword2Peña Eme-Enept_BR
dc.subject.keyword2Memorypt_BR
dc.subject.keyword2Cultural identitypt_BR
dc.subject.keyword2Integrationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):História - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2025_Jakeline Floriano Carvalho.pdf403.12 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.