Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5336
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carvalho, Jakeline Floriano | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-03T17:27:29Z | - |
dc.date.available | 2025-05-16 | - |
dc.date.available | 2025-09-03T17:27:29Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-05 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Jakeline Floriano. Quanta gente se reúne para celebrar: Peña Eme-Ene – arte, memória e modos de pertencer da cultura sul-mato-grossense. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5336 | - |
dc.description.abstract | Peña Eme-Ene was a cultural space that operated for over a decade, between 1989 and 1999, emerging as a place for diverse artistic expressions, linked to the cultural identity of Mato Grosso do Sul. This article starts from the following question: how did Peña Eme-Ene operate as a space of cultural resistance and identity construction? The objective is to analyze the experience of Peña Eme-Ene as a cultural space that, through multiple artistic expressions, built integrations with South American countries and activated collective memories. Methodologically, this is a qualitative and documentary research, anchored in an interdisciplinary bibliographic review (in the fields of sociology, anthropology and history), based on the book “While this new train crosses the Central Coast: Urban popular music, Latin Americanism and conflicts over modernization in Mato Grosso do Sul”, by Álvaro Neder, articulated in other sources such as local press magazines – especially the magazines Cultura MS, Arca and Executivo Plus. The results reveal that Peña Eme-Ene was established as a microcosm of a Latin American culture, forging a territory of hybridisms, aesthetics and integration, where music operated as a vector of cultural identity and criticism of the cultural homogenization of the large centers. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-08-29T21:09:44Z No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Jakeline Floriano Carvalho.pdf: 412792 bytes, checksum: 12e053f5b86da916150da8a8baa264c6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-09-03T17:27:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Jakeline Floriano Carvalho.pdf: 412792 bytes, checksum: 12e053f5b86da916150da8a8baa264c6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-03T17:27:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Jakeline Floriano Carvalho.pdf: 412792 bytes, checksum: 12e053f5b86da916150da8a8baa264c6 (MD5) Previous issue date: 2025-05-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Quanta gente se reúne para celebrar : Peña Eme-Ene – arte, memória e modos de pertencer da cultura sul-mato-grossense | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Thaís Leão | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4604071943987756 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vieira, Thaís Leão | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4604071943987756 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5047251804333429 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Peña Eme-Ene foi um espaço cultural que esteve em funcionamento por mais de uma década, entre os anos de 1989 e 1999, surgindo como um lugar de manifestações artísticas diversas, ligadas à identidade cultural de Mato Grosso do Sul. O presente artigo parte do seguinte problema: de que forma a Peña Eme-Ene operou como espaço de resistência cultural e construção identitária? O objetivo é analisar a experiência da Peña Eme-Ene como espaço cultural que, por meio das múltiplas manifestações artísticas, construiu integrações com países sul-americanos e ativou memórias coletivas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, ancorada em uma revisão bibliográfica interdisciplinar (nos campos da sociologia, antropologia e história), tendo como base o livro “Enquanto este novo trem atravessa o Litoral Central: Música popular urbana, latino-americanismo e conflitos sobre modernização em Mato Grosso do Sul”, de Álvaro Neder, articulada em outras fontes como revistas da imprensa local – especialmente as revistas Cultura MS, Arca e Executivo Plus. Os resultados revelam que a Peña Eme-Ene se constituiu como microcosmo de uma cultura latino americana, forjando um território de hibridismos, estética e integração, onde a música operava como vetor de uma identidade cultural e crítica à homogeneização cultural dos grandes centros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | História - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Peña Eme-Ene | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Integração | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Peña Eme-Ene | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Memory | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Cultural identity | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Integration | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | História - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2025_Jakeline Floriano Carvalho.pdf | 403.12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.