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http://bdm.ufmt.br/handle/1/5336
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Quanta gente se reúne para celebrar : Peña Eme-Ene – arte, memória e modos de pertencer da cultura sul-mato-grossense |
Autor(es): | Carvalho, Jakeline Floriano |
Orientador(a): | Vieira, Thaís Leão |
Membro da Banca: | Vieira, Thaís Leão |
Resumo : | A Peña Eme-Ene foi um espaço cultural que esteve em funcionamento por mais de uma década, entre os anos de 1989 e 1999, surgindo como um lugar de manifestações artísticas diversas, ligadas à identidade cultural de Mato Grosso do Sul. O presente artigo parte do seguinte problema: de que forma a Peña Eme-Ene operou como espaço de resistência cultural e construção identitária? O objetivo é analisar a experiência da Peña Eme-Ene como espaço cultural que, por meio das múltiplas manifestações artísticas, construiu integrações com países sul-americanos e ativou memórias coletivas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, ancorada em uma revisão bibliográfica interdisciplinar (nos campos da sociologia, antropologia e história), tendo como base o livro “Enquanto este novo trem atravessa o Litoral Central: Música popular urbana, latino-americanismo e conflitos sobre modernização em Mato Grosso do Sul”, de Álvaro Neder, articulada em outras fontes como revistas da imprensa local – especialmente as revistas Cultura MS, Arca e Executivo Plus. Os resultados revelam que a Peña Eme-Ene se constituiu como microcosmo de uma cultura latino americana, forjando um território de hibridismos, estética e integração, onde a música operava como vetor de uma identidade cultural e crítica à homogeneização cultural dos grandes centros. |
Resumo em lingua estrangeira: | Peña Eme-Ene was a cultural space that operated for over a decade, between 1989 and 1999, emerging as a place for diverse artistic expressions, linked to the cultural identity of Mato Grosso do Sul. This article starts from the following question: how did Peña Eme-Ene operate as a space of cultural resistance and identity construction? The objective is to analyze the experience of Peña Eme-Ene as a cultural space that, through multiple artistic expressions, built integrations with South American countries and activated collective memories. Methodologically, this is a qualitative and documentary research, anchored in an interdisciplinary bibliographic review (in the fields of sociology, anthropology and history), based on the book “While this new train crosses the Central Coast: Urban popular music, Latin Americanism and conflicts over modernization in Mato Grosso do Sul”, by Álvaro Neder, articulated in other sources such as local press magazines – especially the magazines Cultura MS, Arca and Executivo Plus. The results reveal that Peña Eme-Ene was established as a microcosm of a Latin American culture, forging a territory of hybridisms, aesthetics and integration, where music operated as a vector of cultural identity and criticism of the cultural homogenization of the large centers. |
Palavra-chave: | Peña Eme-Ene Memória Identidade cultural Integração |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Peña Eme-Ene Memory Cultural identity Integration |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Curso: | História - CUC - Licenciatura |
Referência: | CARVALHO, Jakeline Floriano. Quanta gente se reúne para celebrar: Peña Eme-Ene – arte, memória e modos de pertencer da cultura sul-mato-grossense. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5336 |
Data defesa documento: | 5-Mai-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | História - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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