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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Quanta gente se reúne para celebrar : Peña Eme-Ene – arte, memória e modos de pertencer da cultura sul-mato-grossense
Autor(es): Carvalho, Jakeline Floriano
Orientador(a): Vieira, Thaís Leão
Membro da Banca: Vieira, Thaís Leão
Resumo : A Peña Eme-Ene foi um espaço cultural que esteve em funcionamento por mais de uma década, entre os anos de 1989 e 1999, surgindo como um lugar de manifestações artísticas diversas, ligadas à identidade cultural de Mato Grosso do Sul. O presente artigo parte do seguinte problema: de que forma a Peña Eme-Ene operou como espaço de resistência cultural e construção identitária? O objetivo é analisar a experiência da Peña Eme-Ene como espaço cultural que, por meio das múltiplas manifestações artísticas, construiu integrações com países sul-americanos e ativou memórias coletivas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, ancorada em uma revisão bibliográfica interdisciplinar (nos campos da sociologia, antropologia e história), tendo como base o livro “Enquanto este novo trem atravessa o Litoral Central: Música popular urbana, latino-americanismo e conflitos sobre modernização em Mato Grosso do Sul”, de Álvaro Neder, articulada em outras fontes como revistas da imprensa local – especialmente as revistas Cultura MS, Arca e Executivo Plus. Os resultados revelam que a Peña Eme-Ene se constituiu como microcosmo de uma cultura latino americana, forjando um território de hibridismos, estética e integração, onde a música operava como vetor de uma identidade cultural e crítica à homogeneização cultural dos grandes centros.
Resumo em lingua estrangeira: Peña Eme-Ene was a cultural space that operated for over a decade, between 1989 and 1999, emerging as a place for diverse artistic expressions, linked to the cultural identity of Mato Grosso do Sul. This article starts from the following question: how did Peña Eme-Ene operate as a space of cultural resistance and identity construction? The objective is to analyze the experience of Peña Eme-Ene as a cultural space that, through multiple artistic expressions, built integrations with South American countries and activated collective memories. Methodologically, this is a qualitative and documentary research, anchored in an interdisciplinary bibliographic review (in the fields of sociology, anthropology and history), based on the book “While this new train crosses the Central Coast: Urban popular music, Latin Americanism and conflicts over modernization in Mato Grosso do Sul”, by Álvaro Neder, articulated in other sources such as local press magazines – especially the magazines Cultura MS, Arca and Executivo Plus. The results reveal that Peña Eme-Ene was established as a microcosm of a Latin American culture, forging a territory of hybridisms, aesthetics and integration, where music operated as a vector of cultural identity and criticism of the cultural homogenization of the large centers.
Palavra-chave: Peña Eme-Ene
Memória
Identidade cultural
Integração
Palavra-chave em lingua estrangeira: Peña Eme-Ene
Memory
Cultural identity
Integration
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Curso: História - CUC - Licenciatura
Referência: CARVALHO, Jakeline Floriano. Quanta gente se reúne para celebrar: Peña Eme-Ene – arte, memória e modos de pertencer da cultura sul-mato-grossense. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5336
Data defesa documento: 5-Mai-2025
Aparece na(s) coleção(ções):História - Licenciatura

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