Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFurquim, Yuri Oliveira-
dc.date.accessioned2025-09-03T19:26:57Z-
dc.date.available2025-03-27-
dc.date.available2025-09-03T19:26:57Z-
dc.date.issued2025-03-07-
dc.identifier.citationFURQUIM, Yuri Oliveira. A diversidade sexual na cultura histórica: uma análise dos jogos da série “Baldur’s Gate”. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5347-
dc.description.abstractThis paper analyzes what fantasy role-playing video games, from the 1990s to the 2020s, reveal about the historical culture of the societies that produced them regarding sexual diversity. The first chapter characterizes the concepts that make up sexual diversity, in particular sexual orientation and gender identity, carrying out a history of sexual diversity and social movements from the second half of the 20th century.. The second chapter addresses the state of the art in game studies, the possibilities of using video games as historical sources and its connections to the historical culture, reviewing previously published works that use games as sources of history. The third chapter analyzes two selected sources: Baldur’s Gate (1998) and Baldur’s Gate 2: The Shadows of Amn (2000), regarding the historical culture from its development period, the 1990s, questioning them in regard of sexual diversity. The fourth chapter analyzes Baldur’s Gate 3 (2023) regarding the historical culture from its development period, the 2020s, questioning it in regard of sexual diversity. It was concluded that the analysis of the games demonstrates sufficient evidence of ruptures in western historical culture regarding sexual diversity from the 1990s to the 2020s, which can be confirmed in comparison with other sources, and future researches may help fill this gap on sexual diversity in the history of digital games, both in historiography and in history teaching.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-08-30T16:40:35Z No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Yuri Oliveira Furquim.pdf: 2313581 bytes, checksum: de690a2704e08bbf0aacf7ccab0cddd2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-09-03T19:26:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Yuri Oliveira Furquim.pdf: 2313581 bytes, checksum: de690a2704e08bbf0aacf7ccab0cddd2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-03T19:26:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Yuri Oliveira Furquim.pdf: 2313581 bytes, checksum: de690a2704e08bbf0aacf7ccab0cddd2 (MD5) Previous issue date: 2025-03-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA diversidade sexual na cultura histórica : uma análise dos jogos da série “Baldur’s Gate”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Thaís Leão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4604071943987756pt_BR
dc.contributor.referee3Freitas, Rafael Reinaldo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6242344679360307pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7394721778952241pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa o que os jogos digitais de fantasia do gênero de RPG, desde os anos 1990 até os anos 2020, revelam sobre a cultura histórica das sociedades que os produziram acerca da diversidade sexual. No primeiro capítulo é efetuada uma caracterização dos conceitos que compõem a diversidade sexual, em especial a orientação sexual e a identidade de gênero, efetuando-se uma história da diversidade sexual e dos movimentos sociais de luta pela diversidade sexual a partir da segunda metade do século XX. O segundo capítulo aborda o estado da arte sobre os estudos de jogos, as possibilidades de uso dos jogos digitais como fontes da história e as suas relações com a cultura histórica, efetuando uma revisão sobre os trabalhos já publicados que utilizam jogos como fontes da história. No terceiro capítulo é efetuada a análise e crítica de duas fontes selecionadas: Baldur’s Gate (1998) e Baldur’s Gate 2: The Shadows of Amn (2000), em relação à cultura histórica no seu período de desenvolvimento, os anos 1990, lançando às fontes a questão sobre o tratamento da diversidade sexual. No quarto capítulo, é analisada a fonte Baldur’s Gate 3 (2023), em relação à cultura histórica no seu período de desenvolvimento, os anos 2020, lançando à fonte a questão sobre o tratamento da diversidade sexual. Concluiu-se que a análise dos jogos demonstra indícios suficientes de rupturas na cultura histórica ocidental acerca da diversidade sexual entre os anos 1990 e os anos 2020, o que pode ser confirmado em comparação com outras fontes, e pesquisas futuras podem ajudar a preencher a lacuna sobre a diversidade sexual na história dos jogos digitais, tanto na historiografia quanto no ensino de história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programHistória - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keywordCultura históricapt_BR
dc.subject.keywordJogos digitaispt_BR
dc.subject.keywordDiversidade sexualpt_BR
dc.subject.keywordLGBTQIAPN+pt_BR
dc.subject.keyword2Historical culturept_BR
dc.subject.keyword2Video gamespt_BR
dc.subject.keyword2Sexual diversitypt_BR
dc.subject.keyword2LGTBQIAPN+pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):História - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2025_Yuri Oliveira Furquim.pdf2.26 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.