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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A diversidade sexual na cultura histórica : uma análise dos jogos da série “Baldur’s Gate”
Autor(es): Furquim, Yuri Oliveira
Orientador(a): Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Vieira, Thaís Leão
Membro da Banca: Freitas, Rafael Reinaldo
Resumo : O presente trabalho analisa o que os jogos digitais de fantasia do gênero de RPG, desde os anos 1990 até os anos 2020, revelam sobre a cultura histórica das sociedades que os produziram acerca da diversidade sexual. No primeiro capítulo é efetuada uma caracterização dos conceitos que compõem a diversidade sexual, em especial a orientação sexual e a identidade de gênero, efetuando-se uma história da diversidade sexual e dos movimentos sociais de luta pela diversidade sexual a partir da segunda metade do século XX. O segundo capítulo aborda o estado da arte sobre os estudos de jogos, as possibilidades de uso dos jogos digitais como fontes da história e as suas relações com a cultura histórica, efetuando uma revisão sobre os trabalhos já publicados que utilizam jogos como fontes da história. No terceiro capítulo é efetuada a análise e crítica de duas fontes selecionadas: Baldur’s Gate (1998) e Baldur’s Gate 2: The Shadows of Amn (2000), em relação à cultura histórica no seu período de desenvolvimento, os anos 1990, lançando às fontes a questão sobre o tratamento da diversidade sexual. No quarto capítulo, é analisada a fonte Baldur’s Gate 3 (2023), em relação à cultura histórica no seu período de desenvolvimento, os anos 2020, lançando à fonte a questão sobre o tratamento da diversidade sexual. Concluiu-se que a análise dos jogos demonstra indícios suficientes de rupturas na cultura histórica ocidental acerca da diversidade sexual entre os anos 1990 e os anos 2020, o que pode ser confirmado em comparação com outras fontes, e pesquisas futuras podem ajudar a preencher a lacuna sobre a diversidade sexual na história dos jogos digitais, tanto na historiografia quanto no ensino de história.
Resumo em lingua estrangeira: This paper analyzes what fantasy role-playing video games, from the 1990s to the 2020s, reveal about the historical culture of the societies that produced them regarding sexual diversity. The first chapter characterizes the concepts that make up sexual diversity, in particular sexual orientation and gender identity, carrying out a history of sexual diversity and social movements from the second half of the 20th century.. The second chapter addresses the state of the art in game studies, the possibilities of using video games as historical sources and its connections to the historical culture, reviewing previously published works that use games as sources of history. The third chapter analyzes two selected sources: Baldur’s Gate (1998) and Baldur’s Gate 2: The Shadows of Amn (2000), regarding the historical culture from its development period, the 1990s, questioning them in regard of sexual diversity. The fourth chapter analyzes Baldur’s Gate 3 (2023) regarding the historical culture from its development period, the 2020s, questioning it in regard of sexual diversity. It was concluded that the analysis of the games demonstrates sufficient evidence of ruptures in western historical culture regarding sexual diversity from the 1990s to the 2020s, which can be confirmed in comparison with other sources, and future researches may help fill this gap on sexual diversity in the history of digital games, both in historiography and in history teaching.
Palavra-chave: Cultura histórica
Jogos digitais
Diversidade sexual
LGBTQIAPN+
Palavra-chave em lingua estrangeira: Historical culture
Video games
Sexual diversity
LGTBQIAPN+
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Curso: História - CUC - Licenciatura
Referência: FURQUIM, Yuri Oliveira. A diversidade sexual na cultura histórica: uma análise dos jogos da série “Baldur’s Gate”. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5347
Data defesa documento: 7-Mar-2025
Aparece na(s) coleção(ções):História - Licenciatura

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