Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5382
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Business intelligence aplicado na administração pública : um estudo de caso
Autor(es): Ferreira, Raphael Pires
Orientador(a): Ribas, João Paulo Ignácio Ferreira
Membro da Banca: Ribas, João Paulo Ignácio Ferreira
Membro da Banca: Bonfante, Andreia Gentil
Membro da Banca: Faria, Elmo Batista de
Resumo : Com a aplicação do BI para o desenvolvimento dos anexos da Lei de Responsabilidade Fiscal foi possível notar um enorme ganho em capacidade de obtenção das informações e análise do negócio que o Estado gerencia. Tais anexos da LRF funcionam, neste caso, como indicadores para verificar se o Estado está ou não atingindo suas metas em relação às exigências do Governo Federal e da Constituição. Após aplicação das metodologias descritas, constatou-se que as técnicas e ferramentas de BI possibilitam gerar informações consistentes e necessárias para tomada de decisões em questão de segundos. Sendo anteriormente era exigido o cruzamento manual de vários relatórios de outros sistemas para extrair os indicadores, ou seja, eram geradas planilhas eletrônicas que dependiam de fórmulas e digitação de valores manualmente inseridos pelos usuários, tarefa que demorava em média 20 (vinte) dias e muitas vezes ultrapassando o período de fechamento bimestral dos anexos, que acarretava o não cumprimento de metas estabelecidas e, consequentemente, podendo ser imposta uma multa ao estado, pois os anexos são determinação federal e possuem prazos para serem publicados. Será possível identificar os excelentes resultados obtidos com as técnicas de BI, uma vez que com mais tempo para analisar e gastando menos tempo em como obter as informações a gerencia se tornou muito mais efetiva e rápida.
Palavra-chave: Business intelligence
Lei de Responsabilidade Fiscal
Data warehouse
Gestores
Tomada de decisão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Computação (IC)
Curso: Banco de Dados - CUC
Referência: FERREIRA, Raphael Pires. Business intelligence aplicado na administração pública: um estudo de caso. 2012. 42 f. TCC (Especialização em Banco de Dados) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Computação, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5382
Data defesa documento: 2012
Aparece na(s) coleção(ções):Banco de Dados

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2012_Raphael Pires Ferreira.pdf1.96 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.