Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5383
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Lodo de gelatina como adubação nitrogenada no capim-marandu
Autor(es): Silva, Marcelo Moura Fernandes
Orientador(a): Abreu, Joadil Gonçalves de
Membro da Banca: Abreu, Joadil Gonçalves de
Membro da Banca: Assis, Lucas Matheus Barros
Membro da Banca: Sauceda de Castellon, Mayra Suyapa
Resumo : A baixa rentabilidade e competitividade dos sistemas pecuários está relacionada com menor produtividade das áreas de pastagens. O uso de fertilizantes nitrogenados poderia ser uma das estratégias para melhorar a produtividade. Assim, objetivou-se avaliar a produtividade e a composição bromatológica do capimmarandu fertilizado com lodo da indústria de gelatina. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 6 repetições. Os tratamentos foram: três doses de lodo de gelatina (DLG: 0; 200; 300 m3 /ha), uma dose organomineral (MO: ureia + lodo) e uma dose de adubo mineral (MI). A semeadura foi realizada em vasos, e o corte de uniformização ocorreu aos 30 dias após a semeadura. Foram analisadas a massa seca da parte aérea (MSPA), raízes (MRAIZ), resíduo (MRES), produtividade de massa seca total (PMS), teores de proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), ácido (FDA), fibra em detergente neutro indigestível (FDNi) e matéria mineral (MM) A adubação mineral promove maior massa seca da parte aérea e produtividade da massa seca total, maiores teores de matéria mineral e menores de fibra em detergente neutro indigestível. A adubação mineral e organomineral proporcionam maior massa de resíduo e raízes, maiores teores de proteína bruta e menores de fibra em detergente neutro e ácido. O lodo de gelatina associado a adubação mineral melhora a produtividade e a composição bromatológica do capim marandu.
Palavra-chave: Manejo
Pastagens
Proteína bruta
Resíduo
Urochloa brizantha
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ)
Programa: Zootecnia - CUC
Referência: SILVA, Marcelo Moura Fernandes. Lodo de gelatina como adubação nitrogenada no capim-marandu. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Agronomia e Zootecnia, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5383
Data defesa documento: 11-Oct-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Zootecnia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Marcelo Moura Fernandes Silva.pdf300.67 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.