Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Crysthielly Marques-
dc.date.accessioned2025-09-18T10:54:55Z-
dc.date.available2024-04-15-
dc.date.available2025-09-18T10:54:55Z-
dc.date.issued2024-04-05-
dc.identifier.citationGOMES, Crysthielly Marques. Inclusão e deficiência nas aulas de Educação Física: a história de vida Alessandro Marques da Silva. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5417-
dc.description.abstractThe objective of this study is to understand the life trajectory of Alessandro Marques da Silva and his development in the school environment, as well as to discuss the difficulties and possibilities of inclusion in physical education classes. This is work developed in the theoretical methodological field of oral history. Three people were interviewed, two teachers and an educator who worked with Alessandro Marques da Silva during his school years at the Alexandre Leite State School. It was found that teachers reported difficulties in developing the Physical Education discipline, but it was possible to overcome barriers within the limitations imposed at the time.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2025-09-18T10:54:06Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Crysthielly Marques Gomes.pdf: 701094 bytes, checksum: 55ca7545106619d7ffec74a4174d538e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2025-09-18T10:54:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Crysthielly Marques Gomes.pdf: 701094 bytes, checksum: 55ca7545106619d7ffec74a4174d538e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-18T10:54:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Crysthielly Marques Gomes.pdf: 701094 bytes, checksum: 55ca7545106619d7ffec74a4174d538e (MD5) Previous issue date: 2024-04-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInclusão e deficiência nas aulas de Educação Física: a história de vida Alessandro Marques da Silvapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Rodrigo Amancio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5239558077378034pt_BR
dc.contributor.referee1Assis, Rodrigo Amancio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5239558077378034pt_BR
dc.contributor.referee2Habitante, Carlos Alexandre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1505161374000816pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Warley Carlos de-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é conhecer a trajetória de vida de Alessandro Marques da Silva e seu desenvolvimento no âmbito escolar, assim como debater as dificuldades e possibilidades da inclusão nas aulas de educação física. Tratase de um trabalho desenvolvido no campo teórico metodológico da história oral. Foram entrevistados 3 pessoas, dois professores e uma pedagoga que trabalharam com o Alessandro Marques da Silva dentro de seu período escolar na Escola Estadual Alexandre Leite. Constatou-se que os professores relataram dificuldades no desenvolvimento da disciplina de Educação Física, mas que foi possível transpor as barreiras dentro das limitações impostas na época.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEducação Física - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keywordinclusãopt_BR
dc.subject.keywordhistória de vidapt_BR
dc.subject.keywordEducação Físicapt_BR
dc.subject.keyword2Inclusionpt_BR
dc.subject.keyword2Life Historypt_BR
dc.subject.keyword2Physical Educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Crysthielly Marques Gomes.pdf684.66 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.