Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5417
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão e deficiência nas aulas de Educação Física: a história de vida Alessandro Marques da Silva
Autor(es): Gomes, Crysthielly Marques
Orientador(a): Assis, Rodrigo Amancio de
Membro da Banca: Assis, Rodrigo Amancio de
Membro da Banca: Habitante, Carlos Alexandre
Membro da Banca: Souza, Warley Carlos de
Resumo : O objetivo deste estudo é conhecer a trajetória de vida de Alessandro Marques da Silva e seu desenvolvimento no âmbito escolar, assim como debater as dificuldades e possibilidades da inclusão nas aulas de educação física. Tratase de um trabalho desenvolvido no campo teórico metodológico da história oral. Foram entrevistados 3 pessoas, dois professores e uma pedagoga que trabalharam com o Alessandro Marques da Silva dentro de seu período escolar na Escola Estadual Alexandre Leite. Constatou-se que os professores relataram dificuldades no desenvolvimento da disciplina de Educação Física, mas que foi possível transpor as barreiras dentro das limitações impostas na época.
Resumo em lingua estrangeira: The objective of this study is to understand the life trajectory of Alessandro Marques da Silva and his development in the school environment, as well as to discuss the difficulties and possibilities of inclusion in physical education classes. This is work developed in the theoretical methodological field of oral history. Three people were interviewed, two teachers and an educator who worked with Alessandro Marques da Silva during his school years at the Alexandre Leite State School. It was found that teachers reported difficulties in developing the Physical Education discipline, but it was possible to overcome barriers within the limitations imposed at the time.
Palavra-chave: inclusão
história de vida
Educação Física
Palavra-chave em lingua estrangeira: Inclusion
Life History
Physical Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Curso: Educação Física - CUA
Referência: GOMES, Crysthielly Marques. Inclusão e deficiência nas aulas de Educação Física: a história de vida Alessandro Marques da Silva. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5417
Data defesa documento: 5-Abr-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Crysthielly Marques Gomes.pdf684.66 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.