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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ministrar aulas de língua portuguesa para alunos estrangeiros: alguns desafios e dificuldades da inclusão – estudo realizado em uma escola estadual de tempo integral em Barra do Garças - MT
Autor(es): Incarnação, Luzivaldo Rezende da
Orientador(a): Silva, Maria Claudino da
Membro da Banca: Silva, Maria Claudino da
Membro da Banca: Mancini, Anna Maria Penalva
Membro da Banca: Rodrigues, Geralda Fatima de Souza
Resumo : Este estudo objetiva compreender um pouco mais o trabalho de professores de Língua Portuguesa com alunos estrangeiros, numa escola estadual de tempo integral, na cidade de Barra do Garças-MT. A pesquisa teve como sujeitos colaboradores alunos imigrantes e professores de Língua Portuguesa e foi realizada entre os meses de janeiro e julho de 2025. As teorias balizadoras do estudo foram de autores como: Gatti (2014), Leite (2018), Almeida e Biajone (2007), Mendes (2015), Marinucci ( 2002), Munanga (2015) e outros. Os aspectos metodológicos foram definidos a partir dos estudos de Appolinário (2006), compreendendo as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que o estudo objetiva compreender o fenômeno pesquisado; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando dados provenientes de referencial teórico, bem como questionários com alunos estrangeiros e professores de Língua Portuguesa; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o auxílio de dados quantitativos, quando necessário. O estudo aponta alguns pontos importantes para a reflexão, como por exemplo observase que, mesmo tendo a garantia da lei para a permanência e aprendizado nas escolas brasileiras, tanto alunos, quanto professores se deparam com muitos obstáculos que não serão resolvidos, apenas, dentro da sala de aula, sendo necessários mais envolvimento e atuação de instituições responsáveis por políticas públicas educacionais.
Palavra-chave: aulas de Língua Portuguesa
alunos imigrantes
professor de Língua Portuguesa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
Programa: Letras - CUA
Referência: INCARNAÇÃO, Luzivaldo Rezende da. Ministrar aulas de língua portuguesa para alunos estrangeiros: alguns desafios e dificuldades da inclusão – estudo realizado em uma escola estadual de tempo integral em Barra do Garças - MT. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5425
Data defesa documento: 3-Sep-2025
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

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