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http://bdm.ufmt.br/handle/1/5425
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ministrar aulas de língua portuguesa para alunos estrangeiros: alguns desafios e dificuldades da inclusão – estudo realizado em uma escola estadual de tempo integral em Barra do Garças - MT |
Autor(es): | Incarnação, Luzivaldo Rezende da |
Orientador(a): | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Mancini, Anna Maria Penalva |
Membro da Banca: | Rodrigues, Geralda Fatima de Souza |
Resumo : | Este estudo objetiva compreender um pouco mais o trabalho de professores de Língua Portuguesa com alunos estrangeiros, numa escola estadual de tempo integral, na cidade de Barra do Garças-MT. A pesquisa teve como sujeitos colaboradores alunos imigrantes e professores de Língua Portuguesa e foi realizada entre os meses de janeiro e julho de 2025. As teorias balizadoras do estudo foram de autores como: Gatti (2014), Leite (2018), Almeida e Biajone (2007), Mendes (2015), Marinucci ( 2002), Munanga (2015) e outros. Os aspectos metodológicos foram definidos a partir dos estudos de Appolinário (2006), compreendendo as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que o estudo objetiva compreender o fenômeno pesquisado; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando dados provenientes de referencial teórico, bem como questionários com alunos estrangeiros e professores de Língua Portuguesa; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o auxílio de dados quantitativos, quando necessário. O estudo aponta alguns pontos importantes para a reflexão, como por exemplo observase que, mesmo tendo a garantia da lei para a permanência e aprendizado nas escolas brasileiras, tanto alunos, quanto professores se deparam com muitos obstáculos que não serão resolvidos, apenas, dentro da sala de aula, sendo necessários mais envolvimento e atuação de instituições responsáveis por políticas públicas educacionais. |
Palavra-chave: | aulas de Língua Portuguesa alunos imigrantes professor de Língua Portuguesa |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Programa: | Letras - CUA |
Referência: | INCARNAÇÃO, Luzivaldo Rezende da. Ministrar aulas de língua portuguesa para alunos estrangeiros: alguns desafios e dificuldades da inclusão – estudo realizado em uma escola estadual de tempo integral em Barra do Garças - MT. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5425 |
Data defesa documento: | 3-Sep-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
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