Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/543
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Surto de mortalidade em araras-azuis (Anodorhynchus hyacinthinus) no Pantanal Mato-Grossense, Brasil, associado à pododermatite necrótica : achados morfológicos
Autor(es): Bezerra, Kalinne Stephanie
Orientador(a): Colodel, Edson Moleta
Membro da Banca: Colodel, Edson Moleta
Membro da Banca: Pescador, Caroline Argenta
Membro da Banca: Gouvêa, Fernando Henrique Furlan
Resumo : Um surto de pododermatite com mortalidade foi observado em uma populaçao selvagem de araras-azuis (Anodorhynchus hyacinthinus) no pantanal mato-grossense, em Barão de Melgaço, Mato grosso, Brasil. Entre o período de maio a julho de 2015, foram estimadas aproximadamente 60 mortes. Onze aves foram encaminhadas para o Laboratório de Patologia Veterinária da Universidade Federal do Mato grosso (LPV-UFMT) para diagnóstico. As alterações morfológicas foram avaliadas neste estudo. No histórico clínico relatou-se que as aves afetadas permaneciam maior parte do tempo empoleirada e ou ao solo, e tinham prostração e anorexia, letargia, emaciação, diarreia, incoordenação, dificuldade de locomoção que foi associada a diferentes graus de necrose de patas e morte em evolução clínica de dois a três dias. Os principais achados de necropsia foram pododermatite digital necrótica associada à atrofia muscular. Havia atrofia serosa de gordura e o fígado,o baço,o rim e o coração tinham variável aumento de volume. Notou-se também em algumas aves pericardite fibrinosa e infestação por piolhos e carrapatos. Os principais achados histopatológicos foram tromboembolismo séptico principalmente em músculo peitoral e membros, encéfalo, pulmão e fígado. Havia necrose segmentar de miofibra, hemossiderose, eritrofagocitose, hemozoina, degeneração tubular, hepatite, nefrite intersticial e pododermatite necrótica. A causa da morte pode ser atribuída a um quadro de septicemia associada à pododermatite.
Palavra-chave: Arara-azul
Anodorhynchus hyacinthinus
Patologia aviária
Psitacídeos
Pododermatite
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Medicina Veterinária (FAVET)
Programa: Especialização em Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária - CUC
Referência: BEZERRA, Kalinne Stephanie. Surto de mortalidade em araras-azuis (Anodorhynchus hyacinthinus) no Pantanal Mato-Grossense, Brasil, associado à pododermatite necrótica: achados morfológicos. 2016. 13 f. TCC (Especialização em Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Medicina Veterinária, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/543
Data defesa documento: 29-Feb-2016
Aparece na(s) coleção(ções):Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2016_Kalinne Stephanie Bezerra.pdf430.02 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.