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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reflexões teóricas sobre o processo de inclusão dos portadores de Síndrome de Down no ensino regular
Autor(es): Machado, Adriana Fátima
Orientador(a): Mello, Neide Moraes de
Coorientador: Silva, Jozuel Santana da
Membro da Banca: Mello, Neide Moraes de
Membro da Banca: Silva, Jozuel Santana da
Membro da Banca: Ceron, Jussara Cristina Mayer
Resumo : Ao longo da história da educação no Brasil, o deficiente mental, sempre foi mantido no anonimato, escondendo-os da sociedade, que se sentia incomodada de seu presente. A escola se encarrega de selecionar “os normais”, usando como critérios modelos de normalidades criados por ela. Assim a educação de crianças portadoras de deficiências era motivo de descaso e vergonha, tanto na escola como na sociedade, onde estas eram obrigadas a estudar em salas separadas, principalmente as crianças portadoras da Síndrome de Down. Com as mudanças ocorridas na Constituição e a Nova LDB os portadores de necessidades especiais educativas tiveram seus direitos reconhecidos nas legislações e surge no cenário educativo brasileiro a escola inclusão, abrindo caminhos para o atendimento adequado de todas as crianças. A inclusão de estudantes com deficiência nas classes representa um avanço histórico em relação ao movimento de integração que pressuponha algum tipo de treinamento do deficiente para permitir sua participação no processo educativo comum. A escola inclusiva postula uma reestruturação do sistema de ensino, com o objetivo de fazer com que a escola se torne aberta às diferenças e competente para trabalhar com todos os educandos, sem distinção de raça, classe gênero ou características pessoais.
Resumo em lingua estrangeira: Throughout the history of education in Brazil, the mentally handicapped, has always been kept anonymous, hiding them from society, who felt uncomfortable in your present. The school is responsible for selecting the "normal", using as criteria of normality models created for her. Thus the education of disabled children, were the subject of contempt and shame, both in school and in society, where they were forced to study in separate rooms, especially children with Down syndrome. With the changes in the Constitution and the New LDB those with special educational needs have their rights recognized in legislation and educational setting appears in the Brazilian school inclusion, opening the way for the proper treatment of all children. The inclusion of students with disabilities into classes represents a historic breakthrough in relation to the integration movement that presupposes some kind of training the poor to enable their participation in the common education. The inclusive school posits a restructuring of the education system, in order to get the school to become open to differences and competent to work with all students, regardless of race, class, gender or personal characteristics.
Palavra-chave: Síndrome de Down
Educação
Educandos
Escola inclusiva
Palavra-chave em lingua estrangeira: Down syndrome
Education
Learners
Comprehensive school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Curso: Gestão Pública - CUC
Referência: MACHADO, Adriana Fátima. Reflexões teóricas sobre o processo de inclusão dos portadores de Síndrome de Down no ensino regular. 2012. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5456
Data defesa documento: 2012
Aparece na(s) coleção(ções):Gestão Pública (modalidade EAD)

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