Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Alda Santos Guimarães-
dc.date.accessioned2025-09-25T14:15:40Z-
dc.date.available2012-
dc.date.available2025-09-25T14:15:40Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationFARIAS, Alda Santos Guimarães. Educação especial do passado ao presente: que políticas públicas estão sendo feitas no estado de Mato Grosso? 2012. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5458-
dc.description.abstractThis work has opportunity who has no knowledge of what has to be special education, only a brief knowledge of legislation, Human Rights, supported by Law for the disabled, the compulsory education for all. We conducted a survey on the knowledge of teachers teaching to the applicability of transmission of knowledge and resources to be working with special learners, and it is observed that whether knowledge is empirical, because the investment in relation to the recycling of these teachers do not pass of short training courses. And the students are placed in special classrooms, especially in public crowded with students and teachers with little or no knowledge to impart knowledge to this student, so it becomes necessary to assist the teacher. This work was done a search of historical laws governing special education. There is still a long way to go until they reach some success. In this sense, the present work, through the laws and implementation of public policies that make society and governments will interem the subject, to be especially important in training, which is just like any other equipped with a disability who takes be cause for criticism and little help.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-09-17T16:03:01Z No. of bitstreams: 1 TCCP_2012_Alda Santos Guimarães Farias.pdf: 574239 bytes, checksum: e7384b39599d41b0953e22d693282804 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-09-25T14:15:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCCP_2012_Alda Santos Guimarães Farias.pdf: 574239 bytes, checksum: e7384b39599d41b0953e22d693282804 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-25T14:15:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCCP_2012_Alda Santos Guimarães Farias.pdf: 574239 bytes, checksum: e7384b39599d41b0953e22d693282804 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação especial do passado ao presente : que políticas públicas estão sendo feitas no estado de Mato Grosso?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, José de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0740496071551922pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sá, Rogério de Oliveira e-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3875249224436128pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, José de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0740496071551922pt_BR
dc.contributor.referee2Sá, Rogério de Oliveira e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3875249224436128pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho vem oportunizar a quem não tem conhecimento do que vem a ser Educação Especial, apenas um breve conhecimento da Legislação, dos Direitos, amparados em Lei pelos deficientes, da obrigatoriedade da educação para todos. Foi realizada uma pesquisa sobre o conhecimento didático dos professores para a aplicabilidade de transmissão de conhecimento e recursos para estar trabalhando com os educandos especiais, e observa-se que o conhecimento é se quer empírico, pois o investimento em relação à reciclagem desses professores não passa de breves cursos de capacitação. E os educandos especiais são colocados em salas de aulas, principalmente na rede pública abarrotadas de estudantes e professores com pouco ou nenhum conhecimento para transmitir conhecimento para este aluno, assim se torna necessário o professor auxiliar. Neste trabalho, foi feito uma busca histórica das leis que regem sobre educação especial. Ainda há um longo caminho a ser percorrido até se chegar a algum êxito. É neste sentido, que o presente trabalho, através das leis vigentes e implementações de políticas públicas faça com que sociedade e governantes se interem do assunto, para a importante formação do ser especial, que é como qualquer outro apenas dotado de uma deficiência que o leva ser motivo de críticas e pouca ajuda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programGestão Pública - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEspecialpt_BR
dc.subject.keywordPolíticapt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Specialpt_BR
dc.subject.keyword2Policypt_BR
dc.subject.keyword2Teacherspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Gestão Pública (modalidade EAD)

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2012_Alda Santos Guimarães Farias.pdf560.78 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.