Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5458
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação especial do passado ao presente : que políticas públicas estão sendo feitas no estado de Mato Grosso? |
Autor(es): | Farias, Alda Santos Guimarães |
Orientador(a): | Mendes, José de Oliveira |
Coorientador: | Sá, Rogério de Oliveira e |
Membro da Banca: | Mendes, José de Oliveira |
Membro da Banca: | Sá, Rogério de Oliveira e |
Resumo : | Este trabalho vem oportunizar a quem não tem conhecimento do que vem a ser Educação Especial, apenas um breve conhecimento da Legislação, dos Direitos, amparados em Lei pelos deficientes, da obrigatoriedade da educação para todos. Foi realizada uma pesquisa sobre o conhecimento didático dos professores para a aplicabilidade de transmissão de conhecimento e recursos para estar trabalhando com os educandos especiais, e observa-se que o conhecimento é se quer empírico, pois o investimento em relação à reciclagem desses professores não passa de breves cursos de capacitação. E os educandos especiais são colocados em salas de aulas, principalmente na rede pública abarrotadas de estudantes e professores com pouco ou nenhum conhecimento para transmitir conhecimento para este aluno, assim se torna necessário o professor auxiliar. Neste trabalho, foi feito uma busca histórica das leis que regem sobre educação especial. Ainda há um longo caminho a ser percorrido até se chegar a algum êxito. É neste sentido, que o presente trabalho, através das leis vigentes e implementações de políticas públicas faça com que sociedade e governantes se interem do assunto, para a importante formação do ser especial, que é como qualquer outro apenas dotado de uma deficiência que o leva ser motivo de críticas e pouca ajuda. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work has opportunity who has no knowledge of what has to be special education, only a brief knowledge of legislation, Human Rights, supported by Law for the disabled, the compulsory education for all. We conducted a survey on the knowledge of teachers teaching to the applicability of transmission of knowledge and resources to be working with special learners, and it is observed that whether knowledge is empirical, because the investment in relation to the recycling of these teachers do not pass of short training courses. And the students are placed in special classrooms, especially in public crowded with students and teachers with little or no knowledge to impart knowledge to this student, so it becomes necessary to assist the teacher. This work was done a search of historical laws governing special education. There is still a long way to go until they reach some success. In this sense, the present work, through the laws and implementation of public policies that make society and governments will interem the subject, to be especially important in training, which is just like any other equipped with a disability who takes be cause for criticism and little help. |
Palavra-chave: | Educação Especial Política Professores |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education Special Policy Teachers |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) |
Programa: | Gestão Pública - CUC |
Referência: | FARIAS, Alda Santos Guimarães. Educação especial do passado ao presente: que políticas públicas estão sendo feitas no estado de Mato Grosso? 2012. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5458 |
Data defesa documento: | 2012 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Gestão Pública (modalidade EAD) |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCP_2012_Alda Santos Guimarães Farias.pdf | 560.78 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.