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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação básica e a inclusão de estudantes com deficiência : legislação, políticas públicas e ações de gestores públicos
Autor(es): Nascimento, Alessandra de Oliveira
Orientador(a): Viana, Antonia Ieda Delfino
Coorientador: Paiva, Yvan Jackson de Oliveira
Membro da Banca: Viana, Antonia Ieda Delfino
Membro da Banca: Paiva, Yvan Jackson de Oliveira
Membro da Banca: Carvalho, Marcelo de Castro
Resumo : Este Trabalho de Curso tem como tema “Educação básica e inclusão de estudantes com deficiência”. O trabalho se desenvolve com levantamento e análise de resoluções, leis e decretos, com o objetivo de conhecer e dar a conhecer como a questão da pessoa com deficiência é pensada em termos de direitos e políticas públicas, situando o gestor público e o seu papel nesse processo. O levantamento e análise possibilitam situar o Estado, o gestor público, no contexto da Rede de Educação Básica e sua atuação através das demandas deste setor, por meio do (re) conhecimento da legislação, das políticas públicas e ações institucionais voltadas para portadores de necessidades especiais, apontando ações afirmativas para a resolução de problemas que impossibilitam essa inclusão. A pesquisa recai, ainda, sobre o comprometimento real dos gestores das políticas públicas educacionais, para que a educação inclusiva receba as condições e os recursos necessários, para o atendimento adequado aos alunos especiais, conforme determinam os documentos normativos vigentes, analisados na pesquisa.
Resumo em lingua estrangeira: This work of course has the theme "Basic education and inclusion of students with disabilities." The work develops a survey and analysis of resolutions, laws and decrees, in order to know and make known to the issue of the disabled person is thought of in terms of rights and public policy, placing the public authority and its role in this process . The survey and analysis make it possible to place the state, the public manager in the context of the Network of Basic Education and its actions through the demands of this sector, through the (re) knowledge of legislation, public policies and institutional actions aimed at people with disabilities special pointing affirmative action to solve problems that preclude their inclusion. The research falls also on the real commitment of the managers of public policies in education, inclusive education to receive the conditions and resources necessary for the proper care to special students, as determined in the existing normative documents, analyzed in the study.
Palavra-chave: Educação básica
Gestão pública
Inclusão social
Políticas públicas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Basic education
Public management
Social inclusion
Public policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Programa: Gestão Pública - CUC
Referência: NASCIMENTO, Alessandra de Oliveira. Educação básica e a inclusão de estudantes com deficiência: legislação, políticas públicas e ações de gestores públicos. 2012. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5459
Data defesa documento: 2012
Aparece na(s) coleção(ções):Gestão Pública (modalidade EAD)

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