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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O estágio supervisionado na graduação em Saúde Coletiva na perspectiva do ensino e serviço
Autor(es): Santos, Héber Lopes dos
Orientador(a): Medeiros, Alba Regina Silva
Membro da Banca: Medeiros, Alba Regina Silva
Membro da Banca: Souza, Lidianni Cruz
Membro da Banca: Martins, Maria Ângela Conceição
Resumo : O presente estudo teve como objetivo analisar o estágio supervisionado da Graduação em Saúde Coletiva, realizado em 2014-15, segundo a perspectiva do ensino e serviço sobre a sua importância na formação do profissional bacharel em Saúde Coletiva, de uma determinada instituição de Ensino Superior. Os sujeitos da pesquisa foram onze, sendo seis discentes que passaram pelo estagio do 7° semestre do período 2014/2 e 2015/1; dois professores/orientadores do estágio e três gerentes das unidades onde ocorre o estágio. Todos docentes e gerentes aceitaram participar voluntariamente da pesquisa e os estudantes e egressos foram selecionados por apresentar interesse em participar quando perguntado pelo pesquisador. O cenário de estudo é o próprio campo do Estágio, que ocorre em três Unidades Básicas de Estratégia de Saúde da Família, localizado no bairro Santa Isabel, Cuiabá MT. O instrumento de coleta foi um questionário autoaplicado com perguntas fechadas e abertas. Para análise dos resultados obtidos foi utilizada a estatística descritiva, frequência e a Análise Temática de BARDIN (1997) criando as categorias para discussão. Dentre os resultados sobre importância do estágio supervisionado na formação do profissional obteve-se a unanimidade, de que este é de suma importância para a interação entre teoria e prática, pois é através do primeiro contato e da vivência com a realidade que o estagiário tem a oportunidade de agregar o valor da experiência, buscando alcançar o melhor desenvolvimento das suas atribuições e competências depois de formado. Também chamou a atenção da necessidade de iniciar o estagio o quanto antes na graduação. Este estudo traz um conjunto de evidências que apontam para o longo caminho a ser percorrido em prol da consolidação do curso e reconhecimento do novo profissional. Muitos desafios estão colocados, muitas questões se encontram na agenda dos coordenadores, estudantes, docentes e preceptores. Por acreditar ser este um processo irreversível, espera-se que esta pesquisa contribua não só para aprofundar o conhecimento das iniciativas em desenvolvimento, mas também para qualificar o debate em torno delas, considerando sua complexidade. Por fim, consideramos as experiências vividas durante o estágio valiosas, nos aspectos acadêmico, profissional e pessoal. Esperamos que outros estudos sejam realizados de forma a contribuir na avaliação e monitoramento do desenvolvimento do Estágio no Curso, bem como a implicação deste no território e na saúde da população.
Resumo em lingua estrangeira: This study aimed to analyze the supervised training of the Graduate in Public Health, held in 2014-15, from the perspective of teaching and service to its importance in the formation of professional bachelor's degree in Public Health from an institution of higher education. The subjects were eleven, six students who passed the stage of the 7th semester of the period 2014/2 and 2015/1; two teachers / mentors stage and three managers of the units where the internship takes place. All teachers and managers agreed to participate voluntarily in the study and the students and graduates were selected to present interest in participating when asked by the researcher. The study scenario is the Stage field itself, which occurs in three Basic Units of the Family Health Strategy, located in the neighborhood Santa Isabel, Cuiabá MT. The instrument was a self-administered questionnaire with closed and open questions. For analysis of the results was used descriptive statistics, frequency and thematic analysis of Bardin (1997) creating categories for discussion. Among the results on the importance of supervised internship in professional training was obtained unanimity that this is very important for the interaction between theory and practice, it is through the first contact and experience with the reality that the trainee has opportunity to add the value of experience, seeking to achieve the best development of its duties and responsibilities after graduation. It also drew the attention of the need to start the stage as soon as possible graduation. This study provides a set of evidence pointing to the long way to go towards the consolidation of the course and recognition of the new professional. Many challenges are placed, many questions are on the agenda of the coordinators, students, teachers and tutors. Believing that this is an irreversible process, it is expected that this research will contribute not only to deepen the knowledge of development initiatives, but also to enhance the debate around them, considering their complexity. Finally, we consider the experiences lived during the valuable stage in the academic aspects, professional and personal. We hope that further studies are conducted in order to contribute to the evaluation and monitoring of the development stage in the Course as well as the implication of the territory and population health.
Palavra-chave: Estágio supervisionado
Sanitarista
Saúde coletiva
Profissionais de saúde
Palavra-chave em lingua estrangeira: Supervised internship
Sanitation
Public health
Health professionals
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Curso: Saúde Coletiva - CUC
Referência: SANTOS, Héber Lopes dos. O estágio supervisionado na graduação em Saúde Coletiva na perspectiva do ensino e serviço. 2016. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/590
Data defesa documento: 6-Mai-2016
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

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