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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aproveitamento de resíduos sólidos de construção civil para pavimentação urbana : estudo de caso : pavimentação do Bairro Renascer, em Cuiabá/MT
Autor(es): Sperandio, Daniel Brustolin
Orientador(a): Miranda, Luiz Miguel de
Membro da Banca: Miranda, Luiz Miguel de
Membro da Banca: Silva, Antônio João da
Membro da Banca: Nince, Paulo Celso do Couto
Resumo : Os resíduos de construção e demolição (RCD) são gerados em grandes quantidades nas cidades, principalmente, devido às demolições, causando problemas ao meio ambiente e transtornos à população. Contudo, para os milhares de quilômetros não pavimentados na cidade de Cuiabá, sendo estudado neste trabalho o Bairro Renascer, o agregado reciclado de resíduo sólido da construção civil é um material que pode ser utilizado na pavimentação. Este Trabalho de Graduação analisa as características mecânicas do agregado reciclado para o emprego na estrutura do pavimento em especial à camada de base e sub-base. A pesquisa consiste em visita de campo, no caso o Bairro Renascer, para a coleta de amostra e ensaios laboratoriais. A caracterização do subleito foi feita na Rua Nortelândia, que é uma das principais ruas do bairro estudado, a qual apresenta um trecho com 600 metros de extensão. O pavimento dimensionado possui agregado reciclado em sua estrutura, sendo apresentado em três seções-tipo diferentes, avaliando os materiais, as espessuras e a energia de compactação. Propriedades físicas e mecânicas dos agregados foram determinadas em laboratório por meio dos seguintes testes: granulometria, índice de plasticidade, massa específica, compactação intermediária e índice de suporte Califórnia. Os resultados mostraram que o comportamento mecânico semelhante à brita graduada e um desempenho mecânico satisfatório, sendo aprovado para a utilização na base do pavimento nas normas NBR 15115 (ABNT, 2004) e DNIT 141 (DNIT, 2010).
Resumo em lingua estrangeira: The construction and demolition waste are generated in large quantities in the cities, mainly due to demolitions, causing problems to the environment and the population disorders. However, for thousands of miles off-road in the city of Cuiabá, being studied in this work the Bairro Renascer, recycled household solid waste is a construction material that can be used for paving. This graduate work analyzes the mechanical properties of recycled aggregate employment in the pavement structure in particular the base and sub - base. The research consists of field visit in case the Bairro Renascer for sample collection and laboratory testing. The characterization of the subgrade was taken in Nortelândia Street, which is one of the main streets of the studied district, which has a stretch of 600 meters in length. The deck has scaled recycled aggregate in its structure, is presented in three different sections - type, evaluating the materials, thicknesses and compaction. Mechanical and physical properties of aggregates were determined in the laboratory by means of the following tests: particle size, plasticity index, density, intermediate compaction and California bearing ratio. The results showed that similar to crushed stone mechanical behavior and mechanical performance satisfactory, being approved for use on pavement base in NBR 15115 (ABNT, 2004) and DNIT 141 (DNIT, 2010) standards.
Palavra-chave: Reciclagem
Base
Resíduo sólido
Palavra-chave em lingua estrangeira: Recycling
Base
Dry solid
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)
Curso: Engenharia Civil - CUC
Referência: SPERANDIO, Daniel Brustolin. Aproveitamento de resíduos sólidos de construção civil para pavimentação urbana: estudo de caso: pavimentação do Bairro Renascer, em Cuiabá/MT. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/609
Data defesa documento: 26-Fev-2014
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil

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