Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/612
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estimativa de custos de escoramentos metálicos e de madeira para lajes treliçadas pré-fabricadas de concreto
Autor(es): Figueiredo, Gustavo Pelissari Faria de
Orientador(a): Nince, Paulo Celso do Couto
Membro da Banca: Nince, Paulo Celso do Couto
Membro da Banca: Silva, Antônio João da
Membro da Banca: Amorim, Adriana Eloá Bento
Resumo : A década de 1940 ficou marcada pelo auge da construção civil no Brasil, quando se teve um forte investimento no setor da construção civil. As décadas seguintes sofreram uma modernização dos materiais e métodos aplicados no processo construtivo. A finalidade desta pesquisa é apresentar o custo/benefício de dois sistemas distintos de escoramento para lajes treliçadas pré-moldadas de concreto: os escoramentos metálicos e os escoramentos de madeira, previstos para uma obra residencial, correspondendo a um estudo de caso. Os dados para a composição de custos do escoramento metálico foram fornecidos por uma empresa especializada em locação de escoras. Para a composição dos custos de madeira o escoramento correspondente foi dimensionado conforme normas técnicas brasileiras e a planilha de composição elaborada a partir de pesquisa de preços de mercado e da Tabela SINAPI. Os resultados apontaram que a diferença de custos entre as escoras metálicas e as escoras de madeira pode chegar 39,2% de economia, com vantagens de produtividade para a as metálicas.
Resumo em lingua estrangeira: The 1940s was marked by the height of the civil construction in Brazil, when we had a strong investment in the construction sector. Thus, the following decades undergone a modernization of the materials and methods used in the construction process. The purpose of this research is to present the cost / benefit of two distinct shoring systems for slabs prefabricated lattice: the metal shoring and timber shoring, planned for a residential project, corresponding to a case study. A company specializing in leasing struts provided the data for the composition of the metal shoring costs. To make up the cost of the corresponding timber shoring was dimensioned as Brazilian technical standards and the spreadsheet developed from research of market prices and Table SINAPI. The results showed that the cost difference between metal struts and the struts of timber can reach 39,2% economy, with productivity advantages to the metal shoring .
Palavra-chave: Escoramento
Construção-civil
Custo-benefício
Palavra-chave em lingua estrangeira: Shoring
Civil construction
Benefit cost
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)
Programa: Engenharia Civil - CUC
Referência: FIGUEIREDO, Gustavo Pelissari Faria de. Estimativa de custos de escoramentos metálicos e de madeira para lajes treliçadas pré-fabricadas de concreto. 2014. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/612
Data defesa documento: 29-Apr-2014
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2014_Gustavo Pelissari Faria de Figueiredo.pdf1.98 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.