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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A mobilidade urbana a partir do Campus da UFMT em Cuiabá
Autor(es): Pereira, Iara Figueiredo
Orientador(a): Miranda, Luiz Miguel de
Membro da Banca: Miranda, Luiz Miguel de
Membro da Banca: Magalhães, Sérgio Luiz Morais
Membro da Banca: Nince, Paulo Celso do Couto
Resumo : Este trabalho trata da mobilidade urbana dentro do Campus Cuiabá e os reflexos causados no trânsito pela alta taxa de motorização e congestionamentos verificados diariamente nas guaritas, principalmente nos horários de pico. Para entender a opinião dos usuários do Campus, extrato social e linhas de desejo, somou-se a este Trabalho de Graduação pesquisas de mobilidade feitas em sala de aula com alunos da Universidade. Os objetivos são determinar o tipo e número de veículos que atravessam a Universidade, juntamente com o seu tempo de permanência e verificar se as vagas de estacionamento atendem a demanda do Campus Cuiabá. O método se apoiou em pesquisas, contagens de vagas, tempo de permanência dos veículos e contagens de tráfego feita na guarita que dá acesso ao bairro Boa Esperança da Universidade. Identificou-se os horários de maior concentração de veículos na guarita, que ocorrem das 7:00 às 09:00, 13:00 às 14:00, 11:00 às 12:00 e 17:00 às 18:00, a taxa de ocupação dos veículos de passeio e veículos coletivos que são de 1,02 e 24,8 passageiros por veículo respectivamente, e o tempo de permanêcia médio do veículo de passeio que é de 1 hora e 32 minutos. Fez-se uma análise para verificar se o número de vagas de estacionamento é suficiente para o número de automóveis que utilizam o pátio da UFMT, e foi constatado que ela atende a demanda. O trabalho é concluído com observações referentes ao dados obtidos na pesquisa de campo e, apresenta, ainda, sugestões que podem contribuir para a redução dos congestionamentos e aumento da utilização do transporte público coletivo.
Resumo em lingua estrangeira: This work deals with urban mobility within the Campus Cuiabá and reflections caused by high traffic rate of motorization and congestion in sentry boxes checked daily, especially during peak hours. To understand the views of users of the campus, social strata and desire lines, summed it up this Labor mobility Undergraduate research done in the classroom with students of the University. The objectives are to determine the type and number of vehicles crossing the University, along with your length of stay and check that the parking spaces meet the demand of Campus Cuiabá. The method relied on surveys, counts vacancies, dwell time of vehicles and traffic counts taken in the gatehouse that leads to the neighborhood of Good Hope University. We identified the times of highest concentration of vehicles in the guardhouse, occurring from 7:00 to 09:00, 13:00 to 14:00, 11:00 to 12:00 and 17:00 to 18:00, the rate occupancy of recreational vehicles and public transportation vehicles that are 1.02 and 24.8 passengers per vehicle respectively, and the average remained the ride vehicle that is 1 hour and 32 minutes. Did an analysis to see if the number of parking spaces is sufficient for the number of cars using the patio UFMT, and it was found that it meets demand. The paper concludes with observations regarding the data obtained in the research field, and also presents suggestions that may help to reduce congestion and increased use of public transportation.
Palavra-chave: Mobilidade urbana
Contagem de tráfego
Campus Cuiabá
Palavra-chave em lingua estrangeira: Urban mobility
Traffic count
Campus Cuiabá
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)
Programa: Engenharia Civil - CUC
Referência: PEREIRA, Iara Figueiredo. A mobilidade urbana a partir do Campus da UFMT em Cuiabá. 2014. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/613
Data defesa documento: 24-Mar-2014
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil

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