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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perfil do egresso do curso de enfermagem da UFMT/Campus Universitário de Sinop e sua avaliação quanto a sua formação acadêmica
Autor(es): Pupo, Raquel de Souza Lain
Orientador(a): Cavalcanti, Pacífica Pinheiro
Membro da Banca: Cavalcanti , Pacífica Pinheiro
Membro da Banca: Agostinho, Kamilla Maestá
Membro da Banca: Primão, Juliana Magnani
Resumo : Os egressos têm grande importância com dados no contexto político educacional, contribuindo para a análise do processo de elaboração e implementação das propostas pedagógicas que auxiliam a formação do profissional enfermeiro, os processos educativos buscam a passagem do estado de desconhecimento relativo para um estado de conhecimento capaz de transformar a realidade. Assim objetivou-se conhecer o perfil dos egressos da UFMT/ Campus Sinop formados no período de 2010 a 2016 (compreendendo da 1ª a 13ª turmas formadas), bem como avaliar o nível de satisfação de sua formação e atuação profissional; analisar se o curso está direcionado para o mercado de trabalho de acordo com as necessidades da região e identificar os pontos no qual egresso julgou negativo e positivo em sua formação. A amostra foi composta pelos egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso/Campus Sinop formados nas turmas de 2010/2 a 2016/2 de acordo com os registros fornecidos pelo Coordenador do Curso de Enfermagem. A coleta de dados foi realizada através do contato pessoal, via telefone e tecnologias midiáticas, já que se pressupõe que exista uma parcela significativa de egressos em outras cidades do estado e até mesmo fora dele. A coleta de dados realizou-se através de um formulário contendo 26 perguntas, sendo 5 questões fechados e 21 questões abertas. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e organizados em tabelas. Para a análise dos dados foi utilizado o software editor de planilhas. A pesquisa respeitou todos os preceitos éticos descritos na Resolução 196/96 determinada pelo Conselho Nacional de Saúde, principalmente os quatro referenciais básicos da bioética: autonomia, não maleficência, beneficência e justiça, sendo realizada mediante aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso com parecer 194.278. Dos 343 egressos do curso de Enfermagem, 198 foram contactados e 25 aceitaram participar da pesquisa. A amostra do estudo constitui 7,28% do total de egressos do curso. O perfil sócio demográfico dos enfermeiros caracteriza-se por indivíduos do sexo feminino, com idade média de 26 a 30 anos. 21 (84,00%) afirmaram estar inseridos no mercado de trabalho apenas 4 (16,00%) relataram não estarem atuando na área. Dos 25 egressos contatados, 18 (72,00%) relataram terem buscado aprimoramento após a graduação. (76,00%) referiram estar aptos para o mercado de trabalho e 4 (16,00%) não se sentiam preparados, 2 (8,00%) referiram estar parcialmente capacitados. Os egressos avaliaram o curso como regular 3 (12,00%), bom 12 (48,00%), ótimo 4 (16,00) e excelente 6 (24,00%). Os egressos do Curso de Enfermagem do Campus Universitário de Sinop mostram-se satisfeitos com sua graduação, porém apontam algumas adequações para sua melhoria, como: aumento da carga horária de aulas práticas, capacitação dos professores e ampliação dos campos de estágio. Dessa forma, a UFMT proporcionará a formação de enfermeiros generalistas, humanistas, capazes de atuar em qualquer serviço de saúde.
Resumo em lingua estrangeira: The graduates have great importance as data in the educational political context, contributing to the analysis of the elaboration and implementation processes of pedagogical proposals that help in the professional nurse formation, the educational processes seek the passage from the relative ignorance to a state of knowledge capable to transform the reality. Thus, this study aimed to know the profile of UFMT Sinop students who graduated between 2010 and 2016 (1st to 13th graduated classes), as well as to evaluate the level of satisfaction of their training and professional performance, to analyze if the course is focused on the labor market according to the needs of the region and to identify the negative and positive points during the training. The sample consisted in the nursing course graduates of the Federal University of Mato Grosso/Campus Sinop, graduated classes from 2010/2 to 2016/2, according to the records provided by the course coordinator. The data collection was performed through personal contact, via phone and media technologies, since it is assumed that there is a significant number of graduates in another state cities of the state and even outside of it. Data collection was done through a form containing 26 questions, 5 closed and 21 open questions. Data analysis was performed through descriptive statistics and the data was organized into tables. For the data analysis, spreadsheet software was used. The research respected all the ethical principles described in the Resolution 196/96, as determined by the National Health Council, mainly the four basic references of bioethics: autonomy, non-maleficence, beneficence, and justice, being carried out with approval by the Ethics and Research Committee of the Federal University of Mato Grosso, number 194.278. Of the 343 graduates, 198 were contacted and 25 accepted to participate. The study sample constituted 7.28% of the total graduates. The socio-demographic profile of nurses is characterized by female subjects, with a mean age of 26 to 30 years. 21 (84.00%) reported being in the labor market, and just 4 (16.00%) reported not work in the area. Of the 25 graduates contacted, 18 (72.00%) reported having sought a specialization after graduation. (76.00%) reported being fit for the job market and 4 (16.00%) did not feel prepared, 2 (8.00%) reported being partially trained. The graduates evaluated the course as regular 3 (12.00%), good 12 (48.00%), great 4 (16.00%) and excellent 6 (24.00%). The nursing graduates of Campus Sinop are satisfied with their academic education, but point out some adjustments for its improvement, such as the increase of practical classes’ hours, teacher training and extension of the internship areas. In this way, UFMT will provide the training of generalist, humanist nurses capable of working in any health service.
Palavra-chave: Perfil do egresso
Enfermagem
Formandos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Egress profile
Nursing
Trainees
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Curso: Enfermagem - CUS
Referência: PUPO, Raquel de Souza Lain. Perfil do egresso do curso de enfermagem da UFMT/Campus Universitário de Sinop e sua avaliação quanto a sua formação acadêmica. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/810
Data defesa documento: 19-Set-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Sinop

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