Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/822
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Otimização de layout com aplicação da ferramenta 5s em uma empresa de prestação de serviços : estudo de caso na empresa RX
Autor(es): Almeida, Heliasmyne Asthiliem Nascimento de
Orientador(a): Ferreira, Heitor Lopes
Membro da Banca: Ferreira, Heitor Lopes
Resumo : De acordo com a necessidade de atualização dos gestores frente ao mercado competitivo em que as empresas estão inseridas, este trabalho buscou compreender, por meio de simulação, os efeitos da aplicabilidade da ferramenta 5S no layout de uma empresa prestadora de serviços de pequeno porte que atua com manutenção e recuperação de equipamentos gastronômicos na cidade de Rondonópolis-MT. Diante da problemática de organização do layout da empresa estudada, propôs-se a aplicação da metodologia dos 5 Sensos, visando melhorar o ambiente organizacional e seus processos de trabalho. A pesquisa possui caráter qualitativo em conjunto com uma abordagem exploratória de estudo de caso de tipo único que foi desenvolvida em uma empresa de pequeno porte do ramo de prestação de serviços com foco em manutenção industrial. Entre os resultados alcançados, pode-se destacar a possibilidade de otimização do layout utilizando a metodologia 5S e o fato de a empresa já apresentar características que corroboram com a implantação do programa, o que configura aspecto positivo da implementação daquela metodologia, além da boa recepção dos gestores quanto ao uso de uma ferramenta de gestão com foco em qualidade.
Resumo em lingua estrangeira: Aiming to answer the need of preparing the managers to the competitive market their companies are inserted in, this research was developed to understand the effects of the 5S tool applicability in a company of Rondonopolis city which provides small services. The organization problems of the company's layout lead us to propose the implementation of 5 methodology aiming to improve organizational environment and its work processes. This is a qualitative research with an exploratory approach of a simple case study developed in a small company of service provision to industrial maintenance. The research elicits the possibility of 5s methodology implementation to the company's layout optimization. The company's positive aspects already corroborate with the program implementation and the manager's acceptance to the system emphasize its positive results to optimize management.
Palavra-chave: Metodologia 5S
Prestação de serviços
Palavra-chave em lingua estrangeira: 5S methodology
Provision of services
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Curso: Administração - CUR
Referência: ALMEIDA, Heliasmyne Asthiliem Nascimento de. Otimização de layout com aplicação da ferramenta 5s em uma empresa de prestação de serviços: estudo de caso na empresa RX. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/822
Data defesa documento: 2-Out-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Administração - Rondonópolis



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.