Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/833
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A padronização do homem gay na propaganda : uma perspectiva racial
Autor(es): Oliveira, Matheus Moraes
Orientador(a): Tavares, Débora Cristina
Membro da Banca: Mattos, Aclyse de
Membro da Banca: Craveiro, Pâmela Saunders Uchôa
Membro da Banca: Santos, Hélia Vannucchi de Almeida
Resumo : Este estudo trará o questionamento sobre porque a representação do gay é apenas aceitável no padrão branco e de comportamento que não foge ao padrão considerado masculino. Abordará alguns fatos da história brasileira na propaganda, focado no racismo e na homofobia contra o consumidor brasileiro que sofre essa discriminação não apenas no seu dia-a-dia, mas também ao ser excluído de ser representado na propaganda. Apontará como a pessoa negra e a pessoa LGBT é, não raramente, estereotipada na publicidade e propaganda. Abordará como a representação do negro ocupando lugares secundários reforça a imagem que lhe foi instituída desde os tempos da escravidão no Brasil. O trabalho apresentará uma análise de alguns cases que incluem personas gays e a partir de uma pesquisa bibliográfica evidenciará a história do racismo na propaganda, bem como as representações dos homossexuais na propaganda no Brasil. Tem como intuito causar uma reflexão sobre a ausência de gays negros na propaganda.
Palavra-chave: Comunicação
Propaganda
Racismo
Homofobia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Publicidade e Propaganda - CUC
Referência: OLIVEIRA, Matheus Moraes. A padronização do homem gay na propaganda: uma perspectiva racial. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/833
Data defesa documento: 6-Mar-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2018_Matheus Moraes Oliveira.pdf952.51 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.