Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/85
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Alessandra Fernandes de Campos-
dc.date.accessioned2018-05-30T16:34:40Z-
dc.date.available2017-04-25-
dc.date.available2018-05-30T16:34:40Z-
dc.date.issued2017-03-31-
dc.identifier.citationARAÚJO, Alessandra Fernandes de Campos. Levantamento da produção e comercialização de alimentos orgânicos na Baixada Cuiabana, Mato Grosso – Brasil. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/85-
dc.description.abstractA survey was carried out on the production and commercialization of organic foods in Baixada Cuiabana, Mato Grosso - Brazil. Several concepts define what organic food is, and according to the Ministry of Agriculture and Livestock (MAPA) to be considered organic: the product must be cultivated in an environment that considers social, environmental and economic sustainability and values the culture of rural communities, Thus encouraging small producers of family farming. Organic agriculture does not use agrochemicals, hormones, veterinary drugs, chemical fertilizers, antibiotics or transgenics at any stage of production. The objective of this work was to know the scenario of production and commercialization of organic food in the Baixada Cuiabana. A descriptive research of the field study type was developed, through direct observation of the activities of the studied producers and traders and of interviews. The method used to define the sample was the research called "snowball". It was found that 57% of the producers do not have the certification and that the cultivation preference is for the vegetables (45%). The main organic foods produced among the interviewees are: green scent (cilantro, parsley and chives), mint, basil, lettuce, arugula, cabbage, carrot, beet, jiló and okra. The main modality of commercialization are the free fairs. It can be concluded that the Baixada Cuiabana still has a volume of production and commercialization of inexpressive organic, but this market has a great growth potential.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2018-05-30T15:23:06Z No. of bitstreams: 1 TCC_2017_Alessandra Fernandes de Campos Araújo.pdf: 1794652 bytes, checksum: 1359272d07780e84bcc0eb2610720354 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2018-05-30T16:34:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2017_Alessandra Fernandes de Campos Araújo.pdf: 1794652 bytes, checksum: 1359272d07780e84bcc0eb2610720354 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-30T16:34:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2017_Alessandra Fernandes de Campos Araújo.pdf: 1794652 bytes, checksum: 1359272d07780e84bcc0eb2610720354 (MD5) Previous issue date: 2017-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLevantamento da produção e comercialização de alimentos orgânicos na Baixada Cuiabana, Mato Grosso - Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Puerari, Cláudia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9525655643032153pt_BR
dc.contributor.referee1Puerari, Cláudia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9525655643032153pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Tânia Regina Kinasz de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7199727066582517pt_BR
dc.contributor.referee3Pérez, Jorge Luis Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3669473745161813pt_BR
dc.description.resumoRealizou-se um levantamento da produção e comercialização de alimentos orgânicos na Baixada Cuiabana, Mato Grosso – Brasil. Vários conceitos definem o que é um alimento orgânico, e segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para ser considerado orgânico: o produto deve ser cultivado em um ambiente que considere sustentabilidade social, ambiental e econômica e valorize a cultura das comunidades rurais, incentivando assim, os pequenos produtores da agricultura familiar. A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção O objetivo do presente trabalho foi conhecer o cenário de produção e comercialização de alimentos orgânicos na Baixada Cuiabana. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva do tipo estudo de campo, por meio da observação direta das atividades dos produtores e comerciantes estudados e de entrevistas. O método utilizado para definição da amostra foi a pesquisa denominada “bola de neve”. Constatou-se que 57% dos produtores não possuem a certificação e que a preferência de cultivo é pelas hortaliças (45%). Os principais alimentos orgânicos produzidos entre os entrevistados são: cheiro verde (coentro, salsa e cebolinha), hortelã, manjericão, alface, rúcula, couve, cenoura, beterraba, jiló e quiabo. A principal modalidade de comercialização são as feiras livres. Conclui-se que a Baixada Cuiabana ainda possui um volume de produção e comercialização de orgânicos inexpressivos, porém esse mercado tem um grande potencial de crescimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Nutrição (FANUT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programNutrição - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.subject.keywordProdutorespt_BR
dc.subject.keywordComerciantespt_BR
dc.subject.keywordCertificaçãopt_BR
dc.subject.keywordAgrotóxicospt_BR
dc.subject.keyword2Producerspt_BR
dc.subject.keyword2Traderspt_BR
dc.subject.keyword2Certificationpt_BR
dc.subject.keyword2Pesticidespt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Nutrição - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2017_Alessandra Fernandes de Campos Araújo.pdf1.75 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.