Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/899
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Condomínios horizontais populares fechados no processo de segregação sócio espacial em Rondonópolis-MT
Autor(es): Carvalho, Maísa
Orientador(a): Negri, Sergio Sebastião
Membro da Banca: Negri, Sergio Sebastião
Membro da Banca: Santos, Jeater Waldemar Maciel Correa
Membro da Banca: Nascimento, Antonio Ferreira do
Resumo : O objetivo deste estudo foi estudar o processo de segregação sócio espacial em Rondonópolis a partir da análise do crescimento dos condomínios populares fechados na cidade. Nesse sentido, foram localizados e identificados estes condomínios, além da análise da dinâmica do processo de evolução dessa nova forma de moradia na cidade. Por último, foi traçado o perfil socioeconômico dos moradores dos mesmos. Para a realização desta pesquisa, além do levantamento bibliográfico, teórico e empírico, também realizamos mapeamentos com a localização dos condomínios populares. Na seqüência, realizamos entrevistas com o poder público, empresários e profissionais do mercado imobiliário, como também com os moradores de um dos condomínios. Verificamos que se trata de uma nova forma de especulação imobiliária, aproveitando-se de uma nova demanda por moradias populares, o mercado imobiliária passa a oferecer condomínios populares como alternativa à moradia tradicional. Para tanto, utiliza-se de marketing, como o discurso da pretensa segurança aos futuros moradores. Estes, são em sua maioria trabalhadores que recebem até quatro salários mínimos mensais e que adquirem seus imóveis via financiamentos a longo prazo dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. Entretanto, o estudo demonstrou que uma parte destes imóveis são adquiridos por pessoas com o objetivo de especulação, seja com aluguel, seja com futura venda após a valorização do imóvel. De qualquer forma, esse processo indica o aumento da fragmentação do espaço urbano, que se torna cada vez mais segregado em termos habitacionais segundo as classes sociais na cidade de Rondonópolis.
Palavra-chave: ...
...
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Geografia - CUR
Referência: CARVALHO, Maísa. Condomínios horizontais populares fechados no processo de segregação sócio espacial em Rondonópolis-MT. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/899
Data defesa documento: 12-Feb-2015
Aparece na(s) coleção(ções):Geografia - Rondonópolis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2015_Maísa Carvalho.pdf2.44 MBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Maísa Carvalho.pdf180.35 kBAdobe PDFVer/Abrir    Request a copy


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.