Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Letícia Maria de Carvalho-
dc.date.accessioned2019-04-17T14:10:36Z-
dc.date.available2017-07-21-
dc.date.available2019-04-17T14:10:36Z-
dc.date.issued2017-07-21-
dc.identifier.citationPEREIRA, Letícia Maria de Carvalho. Os benefícios de metodologias ativas com ênfase na simulação clínica em enfermagem para discentes de graduação : revisão integrativa. 2017. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/974-
dc.description.abstractIt is a literature integrative review, which sought to identify the benefits of active methodologies with emphasis on clinical nursing simulation for undergraduate students, from scientific publications indexed in LILACS and MEDLINE databases, between 2014 and 2017. Following the search criteria, the sample of the integrative review totaled 14 articles indexed in the proposed databases, with five articles found in Lilacs and nine articles found in MedLine. Through this study, it can be verified that clinical simulation in nursing has been a subject strongly studied in the last years, due to the academics and professionals’ benefits attributed by it. Among the benefits pointed out by the studies, skills and competences development, the improvement of clinical reasoning and critical judgment for decision making, thus contributing to the actual clinical practice were verified. Although high-fidelity simulation brings benefits, there are limitations to its use, such as the experience authenticity, because it does not reproduce reliably human manifestations, since the simulator controller software is pre-programmed to reproduce the clinical signs, and in this case, does not "predict" intercurrences that may occur in actual practice. Another limiting factor pointed out in the literature is the high cost, since it demands highly sophisticated technology, besides that requires constant training for teachers involved in the teaching-learning process with this teaching tool. Although there are several studies about the topic, most of them are from literature reviews and the number of experimental quantitative studies is scarce, approaching the experience and use of this technology in the long term. Based on the search done, additional studies using quantitative measures to evaluate the simulation impact on critical thinking, self-confidence, skills development and clinical skills are recommended.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2019-03-25T16:19:20Z No. of bitstreams: 1 TCC-2017-LETÍCIA MARIA DE CARVALHO PEREIRA.pdf: 1055000 bytes, checksum: 00dc40333c28492b7024be3b8edf843b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2019-04-17T14:10:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC-2017-LETÍCIA MARIA DE CARVALHO PEREIRA.pdf: 1055000 bytes, checksum: 00dc40333c28492b7024be3b8edf843b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-17T14:10:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC-2017-LETÍCIA MARIA DE CARVALHO PEREIRA.pdf: 1055000 bytes, checksum: 00dc40333c28492b7024be3b8edf843b (MD5) Previous issue date: 2017-07-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs benefícios de metodologias ativas com ênfase na simulação clínica em enfermagem para discentes de graduação : revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Luciene Mantovani Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3784624470987164pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Luciene Mantovani Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3784624470987164pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Claudia Regina de Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3017039745308684pt_BR
dc.contributor.referee3Garcia, Patrícia Reis de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6758180181508174pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5016243677694530pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de uma revisão integrativa da literatura, que buscou identificar os benefícios de metodologias ativas com ênfase na simulação clínica em enfermagem para discentes de graduação, a partir de publicações científicas indexadas nas bases de dados LILACS e MEDLINE, no período entre 2014 e 2017. Seguindo os critérios de busca, a amostra da revisão integrativa totalizou em 14 artigos indexados nas bases de dados propostos, sendo 5 artigos encontrados no Lilacs e 9 artigos encontrados na MedLine. Através desse estudo, pode-se constatar que a simulação clínica em enfermagem vem sendo um tema fortemente estudado nos últimos anos, devido aos benefícios para acadêmicos e profissionais atribuídos por ela. Dentre os benefícios apontados pelos estudos, constatou-se o desenvolvimento de habilidades e competências, a melhora do raciocínio clínico e julgamento crítico para a tomada de decisões, contribuindo assim para a prática clínica real. Embora a simulação de alta fidelidade traga benefícios, existem limitações para o seu uso, como a autenticidade da vivência, pois não reproduz fidedignamente as manifestações humanas tendo em vista que, o software controlador dos simuladores, é pré-programado para reproduzir os sinais clínicos, e neste caso, não “prevê” intercorrências que eventualmente podem ocorrer na prática real. Outro fator limitante apontado pela literatura é o alto custo, visto que demanda tecnologia altamente sofisticada, além disso necessita de treinamentos constantes para os professores envolvidos no processo de ensinoaprendizagem com essa ferramenta de ensino. Embora existam diversos estudos abordando o tema, grande parte deles são de revisões de literatura e é escasso o número de estudos experimentais quantitativos, abordando a vivência e uso dessa tecnologia a longo prazo. Com base nos levantamentos realizados, recomenda-se a realização de estudos adicionais que utilizem medidas quantitativas para avaliar o impacto da simulação no pensamento crítico, autoconfiança, desenvolvimento de habilidades e competências clínicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstitutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programEnfermagem - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.subject.keywordSimulaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnfermagempt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keyword2Simulationpt_BR
dc.subject.keyword2Nursingpt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-2017-LETÍCIA MARIA DE CARVALHO PEREIRA.pdf1.03 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.