Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/975
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPepinelli, Marília Resende-
dc.date.accessioned2019-04-17T14:11:08Z-
dc.date.available2017-07-17-
dc.date.available2019-04-17T14:11:08Z-
dc.date.issued2017-06-17-
dc.identifier.citationPEPINELLI, Marília Resende. A Ludoterapia no processo de aprendizagem e terapêutico de crianças – revisão bibliográfica. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/975-
dc.description.abstractLudotheray, or Play therapy, is an activity directly linked to singing and playing, so it is fun for children. Thus, when these children show difficults that can somehow affect their intelectual and social development, it is of great importance to seek for therapeutic strategies that are pleasant, like ludotherapy, which allows childreen to feel confortable along the treatment, so that the therapy works in favor of improvement, even when not noticed. When it comes to children who have difficults in learning, it is common that they arrive at the doctor’s offices with a well-defined stereotype, of which they are aware, therefore building a distorted self-image and deeply shaken self-confidence. Playing along therapy sessions brings the possibility of affection among patients, therapists and nurses, which is very important for the treatment, besides leading the children to reflect about their reality, slowly figuring out their diffictults and giving a new meaning to some of their daily tasks, which was extremelly difficult or impossible until performed by them. Playing is a natural activity during childhood, in which there are possibilities to fully express oneself, with no obstacles, allowing experimentation, preparing interaction with adults and fully developing oneself. In this context, the intention through this work is to clarify positive aspects of the therapy while applied to children with difficults in learning or health problems, showing that the nurses are able to introduce ludotherapy while taking care of the childreen making their daily hospitalization easier.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2019-03-25T16:33:02Z No. of bitstreams: 1 TCC-2017-MARÍLIA RESENDE PEPINELLI.pdf: 653432 bytes, checksum: ea46aa2fcaa18e4c5953acd8716f5902 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2019-04-17T14:11:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC-2017-MARÍLIA RESENDE PEPINELLI.pdf: 653432 bytes, checksum: ea46aa2fcaa18e4c5953acd8716f5902 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-17T14:11:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC-2017-MARÍLIA RESENDE PEPINELLI.pdf: 653432 bytes, checksum: ea46aa2fcaa18e4c5953acd8716f5902 (MD5) Previous issue date: 2017-06-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA Ludoterapia no processo de aprendizagem e terapêutico de crianças – revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Garcia, Patrícia Reis de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6758180181508174pt_BR
dc.contributor.referee1Garcia, Patrícia Reis de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6758180181508174pt_BR
dc.contributor.referee2Sartori, Ana Lucia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4841365930798067pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Jean Carlos Lipreri da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0368284191302728pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5164645947966587pt_BR
dc.description.resumoA ludoterapia é uma atividade diretamente ligada ao cantar e brincar, portanto, é prazerosa para a criança. Assim, quando estes indivíduos apresentam dificuldades que podem, de alguma forma, afetar seu desenvolvimento intelectual e social, é de grande importância buscar estratégias terapêuticas que lhes sejam agradáveis como a ludoterapia, que permite que a criança se sinta à vontade no decorrer de uma terapia, para que, desta forma, ela trabalhe a favor de sua melhora, mesmo sem percebê-lo. Quando se tratam de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, é comum que estas cheguem a clínica com um estereotipo bem definido, do qual ela tem consciência e, portanto, tem uma autoimagem distorcida e uma autoconfiança que já está profundamente abalada. A brincadeira ao longo da terapia traz a possibilidade de desenvolver a afetividade entre cliente, terapeuta e enfermeiros que é tão importante para o tratamento, além de levar a criança a refletir sobre sua realidade, resolvendo aos poucos suas dificuldades e ressignificando algumas de suas atividades diárias, que anteriormente poderiam parecer extremamente difíceis ou até impossíveis de serem realizadas. Brincar é uma atividade natural a infância, na qual há possibilidades de expressar-se integralmente, sem barreiras, permitindo a experimentação, preparando para interagir com o mundo adulto, desenvolvendo-se integralmente. Nesse contexto, pretende-se, através deste trabalho esclarecer os pontos positivos da ludoterapia quando realizada com crianças com dificuldades de aprendizado ou com problemas de saúde, mostrando que os enfermeiros podem inserir a ludoterapia no cuidado de crianças amenizando o cotidiano da hospitalização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstitutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programEnfermagem - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.subject.keywordBrincarpt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordLudoterapiapt_BR
dc.subject.keyword2Playingpt_BR
dc.subject.keyword2Childrenpt_BR
dc.subject.keyword2Ludotherapypt_BR
dc.subject.keyword2Play therapypt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-2017-MARÍLIA RESENDE PEPINELLI.pdf638.12 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.