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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Ludoterapia no processo de aprendizagem e terapêutico de crianças – revisão bibliográfica
Autor(es): Pepinelli, Marília Resende
Orientador(a): Garcia, Patrícia Reis de Souza
Membro da Banca: Garcia, Patrícia Reis de Souza
Membro da Banca: Sartori, Ana Lucia
Membro da Banca: Silva, Jean Carlos Lipreri da
Resumo : A ludoterapia é uma atividade diretamente ligada ao cantar e brincar, portanto, é prazerosa para a criança. Assim, quando estes indivíduos apresentam dificuldades que podem, de alguma forma, afetar seu desenvolvimento intelectual e social, é de grande importância buscar estratégias terapêuticas que lhes sejam agradáveis como a ludoterapia, que permite que a criança se sinta à vontade no decorrer de uma terapia, para que, desta forma, ela trabalhe a favor de sua melhora, mesmo sem percebê-lo. Quando se tratam de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, é comum que estas cheguem a clínica com um estereotipo bem definido, do qual ela tem consciência e, portanto, tem uma autoimagem distorcida e uma autoconfiança que já está profundamente abalada. A brincadeira ao longo da terapia traz a possibilidade de desenvolver a afetividade entre cliente, terapeuta e enfermeiros que é tão importante para o tratamento, além de levar a criança a refletir sobre sua realidade, resolvendo aos poucos suas dificuldades e ressignificando algumas de suas atividades diárias, que anteriormente poderiam parecer extremamente difíceis ou até impossíveis de serem realizadas. Brincar é uma atividade natural a infância, na qual há possibilidades de expressar-se integralmente, sem barreiras, permitindo a experimentação, preparando para interagir com o mundo adulto, desenvolvendo-se integralmente. Nesse contexto, pretende-se, através deste trabalho esclarecer os pontos positivos da ludoterapia quando realizada com crianças com dificuldades de aprendizado ou com problemas de saúde, mostrando que os enfermeiros podem inserir a ludoterapia no cuidado de crianças amenizando o cotidiano da hospitalização.
Resumo em lingua estrangeira: Ludotheray, or Play therapy, is an activity directly linked to singing and playing, so it is fun for children. Thus, when these children show difficults that can somehow affect their intelectual and social development, it is of great importance to seek for therapeutic strategies that are pleasant, like ludotherapy, which allows childreen to feel confortable along the treatment, so that the therapy works in favor of improvement, even when not noticed. When it comes to children who have difficults in learning, it is common that they arrive at the doctor’s offices with a well-defined stereotype, of which they are aware, therefore building a distorted self-image and deeply shaken self-confidence. Playing along therapy sessions brings the possibility of affection among patients, therapists and nurses, which is very important for the treatment, besides leading the children to reflect about their reality, slowly figuring out their diffictults and giving a new meaning to some of their daily tasks, which was extremelly difficult or impossible until performed by them. Playing is a natural activity during childhood, in which there are possibilities to fully express oneself, with no obstacles, allowing experimentation, preparing interaction with adults and fully developing oneself. In this context, the intention through this work is to clarify positive aspects of the therapy while applied to children with difficults in learning or health problems, showing that the nurses are able to introduce ludotherapy while taking care of the childreen making their daily hospitalization easier.
Palavra-chave: Brincar
Crianças
Ludoterapia
Palavra-chave em lingua estrangeira: Playing
Children
Ludotherapy
Play therapy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Programa: Enfermagem - CUS
Referência: PEPINELLI, Marília Resende. A Ludoterapia no processo de aprendizagem e terapêutico de crianças – revisão bibliográfica. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/975
Data defesa documento: 17-Jun-2017
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Sinop

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