Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/100
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção de peixes nativos em uma piscicultura comercial em Roraima
Autor(es): Abdo, Adrianny Proença
Orientador(a): Abreu, Janessa Sampaio de
Membro da Banca: Abreu, Janessa Sampaio de
Membro da Banca: Hoshiba, Marcio Aquio
Membro da Banca: Barros, Caio Marcos Castaldeli Alves de
Resumo : De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a piscicultura brasileira produziu 640,51 mil toneladas de pescado em 2016. A região Norte reteve 30,6% da produção do país, com a produção de 158.900 toneladas de peixe, o que corresponde a mais de 2,3 % da produção nacional. Dentre os peixes nativos cultivados nesta região, destaca-se o tambaqui, matrinxã e pirarucu. A produção do estado de Roraima foi de 17.752 toneladas de peixe, o que corresponde a 2,3% do total produzido no Brasil. O objetivo do estágio foi acompanhar a rotina de uma piscicultura comercial no estado de Roraima que atua na cria, recria e engorda de peixes nativos. O estágio supervisionado foi realizado no complexo das Fazendas “Paraíso de Deus”, “Água Doce” e “Três Marias e Palmito”, localizadas em Amajari – RR, no período de 01 de junho a 01 de julho de 2017. As três fazendas juntas apresentavam um total de 834 ha de lâmina d’água, com uma produtividade de aproximadamente 6 toneladas por hectare. No período de estágio foram desenvolvidas atividades de manejo, como monitoramento da qualidade da água; arraçoamento dos peixes; reprodução de tambaqui e matrinxã em cativeiro; treinamento alimentar de alevinos de pirarucu; chipagem de peixes; despesca e comercialização de alevinos. O conhecimento teórico vivenciado em piscicultura durante o curso foi colocado em prática durante a realização do estágio, permitindo o aperfeiçoamento na área e contribuindo para a formação profissional em Zootecnia.
Palavra-chave: Manejo de peixes
Pirarucu
Reprodução em cativeiro
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ)
Curso: Zootecnia - CUC
Referência: ABDO, Adrianny Proença. Produção de peixes nativos em uma piscicultura comercial em Roraima. 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Agronomia e Zootecnia, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/100
Data defesa documento: 17-Ago-2017
Aparece na(s) coleção(ções):Zootecnia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2017_Adrianny Proença Abdo.pdf1.24 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.