Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1067
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ações geradoras do mal-estar docente : um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino em Rondonópolis-MT |
Autor(es): | Correia, Ana Caroline de Oliveira |
Orientador(a): | Sturza, José Adolfo Iriam |
Membro da Banca: | Sturza, José Adolfo Iriam |
Membro da Banca: | Costa, Hemily Sued Alves |
Resumo : | Buscamos nesta pesquisa explanar os aspectos que motivam o mal-estar docente e compreender como essas ações aparecem no cotidiano da vida profissional dos professores, tendo como base os argumentos apresentados por eles, constituem-se o objetivo básico de nosso estudo. A temática apresentada neste trabalho envolve o conceito de mal-estar docente e de trabalho. A pesquisa é do tipo exploratória e foi desenvolvida com pesquisa bibliográfica, coleta de dados no BDTD e aplicação de questionários com nove professores das unidades de Educação de Ensino Fundamental, da rede municipal Rondonópolis/MT, na escola Alcides Pereira dos Santos. O resultado alcançado demonstra que há pouca produção científica a respeito do conceito de mal-estar docente de acordo com o levantamento do banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. E a análise dos questionários expõe que a desvalorização profissional, a pouca participação da família na vida escolar dos alunos, e o baixo rendimento salarial são os pontos mais críticos gerando um excesso de atribuições ao professor, ocasionando um sentimento de insatisfação. |
Palavra-chave: | Mal-estar docente Educação Ensino Fundamental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | História - CUR |
Referência: | CORREIA, Ana Caroline de Oliveira. Ações geradoras do mal-estar docente: um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino em Rondonópolis-MT. 2018. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1067 |
Data defesa documento: | 16-Nov-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCP_2018_Ana Caroline de Oliveira Correia (1).pdf | 266.38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Autorização_Ana Caroline de Oliveira Correia (2).pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.