Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1067
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ações geradoras do mal-estar docente : um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino em Rondonópolis-MT
Autor(es): Correia, Ana Caroline de Oliveira
Orientador(a): Sturza, José Adolfo Iriam
Membro da Banca: Sturza, José Adolfo Iriam
Membro da Banca: Costa, Hemily Sued Alves
Resumo : Buscamos nesta pesquisa explanar os aspectos que motivam o mal-estar docente e compreender como essas ações aparecem no cotidiano da vida profissional dos professores, tendo como base os argumentos apresentados por eles, constituem-se o objetivo básico de nosso estudo. A temática apresentada neste trabalho envolve o conceito de mal-estar docente e de trabalho. A pesquisa é do tipo exploratória e foi desenvolvida com pesquisa bibliográfica, coleta de dados no BDTD e aplicação de questionários com nove professores das unidades de Educação de Ensino Fundamental, da rede municipal Rondonópolis/MT, na escola Alcides Pereira dos Santos. O resultado alcançado demonstra que há pouca produção científica a respeito do conceito de mal-estar docente de acordo com o levantamento do banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. E a análise dos questionários expõe que a desvalorização profissional, a pouca participação da família na vida escolar dos alunos, e o baixo rendimento salarial são os pontos mais críticos gerando um excesso de atribuições ao professor, ocasionando um sentimento de insatisfação.
Palavra-chave: Mal-estar docente
Educação
Ensino Fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Curso: História - CUR
Referência: CORREIA, Ana Caroline de Oliveira. Ações geradoras do mal-estar docente: um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino em Rondonópolis-MT. 2018. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1067
Data defesa documento: 16-Nov-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2018_Ana Caroline de Oliveira Correia (1).pdf266.38 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Ana Caroline de Oliveira Correia (2).pdf1.09 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.