Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1221
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Experiência Lóczy : diálogos possíveis para a educação de crianças pequenas |
Autor(es): | Silva, Érika Cristine |
Orientador(a): | Willms, Elni Elisa |
Membro da Banca: | Willms, Elni Elisa |
Resumo : | O presente trabalho tem como tema “Experiência Lóczy: diálogos possíveis para a educação de crianças pequenas”, sua finalidade consiste em apresentar uma análise bibliográfica feita através de autores que discutem a educação de crianças pequenas, tendo como base a obra de Judit Falk (2011) intitulada “Educar aos três primeiros anos: a experiência de Lóczy”. A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa é de cunho bibliográfico, uma vez que utilizouse de livros, artigos e demais trabalhos científicos para sua composição. Para o aporte teórico, utilizou-se alguns autores e documentos oficiais, tais quais: Falk (2011); Oliveira-Formosinho (2007); Santos e Cruz (2006); Rosseti-Ferreira (2011); Goldschmied e Jackson (2006); Arribas (2004); bem como o documento oficial para Educação Infantil: Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998). Após a realização de muitas leituras, foi possível concluir que educar e cuidar são caminhos que devem ser trilhados juntos, de forma que em toda ação do cuidar tenha junto de si uma ação de educar e vice e versa. É necessário compreender que trabalhar com crianças pequenas exige disponibilidade, amorosidade, empatia e conhecimento teórico que servirá de base para as tomadas de decisão do educador. É importante entender que as crianças têm capacidades e habilidades que precisam ser exploradas e desenvolvidas e que esse desenvolvimento dependerá das experiências que lhes forem criadas pelos adultos educadores. |
Palavra-chave: | Experiência Lóczy Educação Infantil Cuidar Educar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Pedagogia - CUR |
Referência: | SILVA, Érika Cristine. Experiência Lóczy: diálogos possíveis para a educação de crianças pequenas. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1221 |
Data defesa documento: | 22-Mar-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Pedagogia - Rondonópolis |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2019_Erika Cristine Silva.pdf | 408.94 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Autorização_Erika Cristine Silva.pdf | 817.95 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.