Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1221
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Experiência Lóczy : diálogos possíveis para a educação de crianças pequenas
Autor(es): Silva, Érika Cristine
Orientador(a): Willms, Elni Elisa
Membro da Banca: Willms, Elni Elisa
Resumo : O presente trabalho tem como tema “Experiência Lóczy: diálogos possíveis para a educação de crianças pequenas”, sua finalidade consiste em apresentar uma análise bibliográfica feita através de autores que discutem a educação de crianças pequenas, tendo como base a obra de Judit Falk (2011) intitulada “Educar aos três primeiros anos: a experiência de Lóczy”. A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa é de cunho bibliográfico, uma vez que utilizouse de livros, artigos e demais trabalhos científicos para sua composição. Para o aporte teórico, utilizou-se alguns autores e documentos oficiais, tais quais: Falk (2011); Oliveira-Formosinho (2007); Santos e Cruz (2006); Rosseti-Ferreira (2011); Goldschmied e Jackson (2006); Arribas (2004); bem como o documento oficial para Educação Infantil: Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998). Após a realização de muitas leituras, foi possível concluir que educar e cuidar são caminhos que devem ser trilhados juntos, de forma que em toda ação do cuidar tenha junto de si uma ação de educar e vice e versa. É necessário compreender que trabalhar com crianças pequenas exige disponibilidade, amorosidade, empatia e conhecimento teórico que servirá de base para as tomadas de decisão do educador. É importante entender que as crianças têm capacidades e habilidades que precisam ser exploradas e desenvolvidas e que esse desenvolvimento dependerá das experiências que lhes forem criadas pelos adultos educadores.
Palavra-chave: Experiência Lóczy
Educação Infantil
Cuidar
Educar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Pedagogia - CUR
Referência: SILVA, Érika Cristine. Experiência Lóczy: diálogos possíveis para a educação de crianças pequenas. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1221
Data defesa documento: 22-Mar-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Pedagogia - Rondonópolis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Erika Cristine Silva.pdf408.94 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Erika Cristine Silva.pdf817.95 kBAdobe PDFVer/Abrir    Request a copy


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.