Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1224
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil |
Autor(es): | Souza, Maria das Graças da Silva |
Orientador(a): | Willms, Elni Elisa |
Membro da Banca: | Willms, Elni Elisa |
Resumo : | Este trabalho de conclusão de curso, de cunho bibliográfico, teve por objetivo geral compreender alguns fundamentos teóricos sobre a educação infantil à luz de alguns autores como Froebel, Montessori e Freinet. Teve por objetivos específicos pesquisar sobre a contribuição teórica desses autores que fundamentam a Educação infantil; compreender de que forma o desenvolvimento infantil acontece, segundo os autores acima; compreender que os estudos teóricos sobre a Educação Infantil subsidiam o trabalho do professor (a) no espaço onde elas estão inseridas. Com Froebel, apresento sua concepção de desenvolvimento infantil, o que é autoatividade, sua concepção de educação, a necessidade do cuidado da criança pequena na relação com o adulto, o brincar, o papel das cantigas. Maria Montessori: suas lutas como mulher numa época em que não era comum que elas estudassem e trabalhassem, sua perspectiva educacional voltada à valorização do espaço e mobiliário adequado às crianças, os princípios da pedagogia montessoriana como liberdade, atividade e livre escolha. As contribuições de Freinet para a Educação Infantil atestam a importância do meio escolar e social para educar a criança por meio da experiência, a percepção do espaço e do tempo, a construção da cidadania por meio do “faça comigo vivencial”, o papel da cooperação na aprendizagem. Nas considerações finais procuro fazer as relações desses fundamentos para a compreensão do papel dos fundamentos teóricos na Educação infantil na formação do pedagogo. |
Palavra-chave: | Fundamentos da educação infantil Froebel Freinet Montessori |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Curso: | Pedagogia - CUR |
Referência: | SOUZA, Maria das Graças da Silva. Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1224 |
Data defesa documento: | 25-Fev-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Pedagogia - Rondonópolis |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2019_Maria das Graças da Silva Souza.pdf | 381.1 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Autorização_Maria das Graças da Silva Souza.pdf | 787.6 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.