Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1424
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aplicação da margem de contribuição para definição do mix de produtos de empresa em crise de mercado e de liquidez
Autor(es): Cordeiro, Mariane Borges
Orientador(a): Acuña, Benjamim Cristobal Mardine
Membro da Banca: Acuña, Benjamim Cristobal Mardine
Membro da Banca: Gonçalves, César Schmidt
Membro da Banca: Flauzino, Joicy Carrijo
Resumo : Nos últimos anos, o país tem vivido uma instabilidade econômica e política. Essa conjuntura tem levado muitas empresas à crise empresarial, principalmente as de pequeno e médio porte. Nesse contexto, minimizar gastos e focalizar na atividade lucrativa é um desafio para organizações que trabalham com diversos segmentos comerciais. O objetivo deste trabalho foi analisar a conexão de lucratividade e participação nas vendas para priorizar a comercialização de produtos, a partir de um estudo de caso em uma empresa comercial de móveis e eletrodomésticos de pequeno porte que possui um estoque diversificado. Como principais autores no referencial teórico, foram citados Eliseu Martins e Clóvis Luís Padoveze. Os resultados encontrados demonstraram que a ferramenta da margem de contribuição ponderada auxilia a priorização na comercialização dos produtos mais rentáveis, pois une lucratividade e giro.
Resumo em lingua estrangeira: In the last years, the country has experienced economic and political instability. This situation has led many companies to the business crisis, especially the small and medium size enterprises. In this context, minimize costs and focus on profitable activity is a challenge to organizations working with various trade segments. The objective of this work was to analyze the connection of profitability and participation in sales to prioritize the commercialization of products, from a case study in a small commercial company of furniture and appliances that has a diversified stock. As the main authors in the theoretical framework, have been cited Eliseu Martins and Clóvis Luís Padoveze. The results showed that the weighted contribution margin tool assists the prioritization in the commercialization of the most profitable products, because it combines profitability and turnover.
Palavra-chave: Crise de mercado
Margem de contribuição
Lucro
Participação nas vendas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Market crisis
Contribution margin
Profit
Share in sales
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Curso: Ciências Contábeis - CUR
Referência: CORDEIRO, Mariane Borges. Aplicação da margem de contribuição para definição do mix de produtos de empresa em crise de mercado e de liquidez. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1424
Data defesa documento: 1-Abr-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis - Rondonópolis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Mariane Borges Cordeiro.pdf312.1 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorizações_Mariane Borges Cordeiro.pdf1.99 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.