Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLisboa, Higor Buzo-
dc.date.accessioned2019-11-05T18:24:45Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-11-05T18:24:45Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationLISBOA, Higor Buzo. A infrequencia como ferramenta da gestão escolar: contradições entre o sistema utilizado para acompanhamento de faltas dos alunos e sua funcionalidade. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1468-
dc.description.abstractThe bureaucracy present in several areas of Public Administration is a major impasse for the service to be performed to find faster and more continuous flow paths, avoiding timeconsuming and reworking steps. Globalization and technological advances are present as a solution so that there is no doubt about the need for agile processes. Given this, there are numerous possibilities for creating tools that help public education solve problems and find alternatives to optimize the functional life of the student present within the school, as well as the whole functional life of the student, the servers and what is related to education. This work is characterized as a descriptive and qualitative research with case study, which aimed to verify the perception of educational administrative technicians (TAEs) and management team regarding the use of infrequency and the rework identified by them in the state school Professor Carlos Pereira Barbosa in the city of Rondonópolis - MT. The results showed that in the way that the process of monitoring the student's frequency is being applied, it is a process clearly accompanied by rework, costs and the availability of the server involved, becoming a disposable process or that can be made viable and most direct.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-11-05T18:22:21Z No. of bitstreams: 3 TCC_2019_Higor Buzo Lisboa.pdf: 303003 bytes, checksum: 21c8aa8080344a1885dc2916031d9fe8 (MD5) Autorização_Higor Buzo Lisboa.pdf: 65496 bytes, checksum: c0d2d2096acff01490b44f15d22cd409 (MD5) Autorização_Higor Buzo Lisboa2.pdf: 74880 bytes, checksum: 12f9f6634e45b34fb056a8fe424f68df (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-11-05T18:24:45Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC_2019_Higor Buzo Lisboa.pdf: 303003 bytes, checksum: 21c8aa8080344a1885dc2916031d9fe8 (MD5) Autorização_Higor Buzo Lisboa.pdf: 65496 bytes, checksum: c0d2d2096acff01490b44f15d22cd409 (MD5) Autorização_Higor Buzo Lisboa2.pdf: 74880 bytes, checksum: 12f9f6634e45b34fb056a8fe424f68df (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-05T18:24:45Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC_2019_Higor Buzo Lisboa.pdf: 303003 bytes, checksum: 21c8aa8080344a1885dc2916031d9fe8 (MD5) Autorização_Higor Buzo Lisboa.pdf: 65496 bytes, checksum: c0d2d2096acff01490b44f15d22cd409 (MD5) Autorização_Higor Buzo Lisboa2.pdf: 74880 bytes, checksum: 12f9f6634e45b34fb056a8fe424f68df (MD5) Previous issue date: 2019-08-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA infrequencia como ferramenta da gestão escolar : contradições entre o sistema utilizado para acompanhamento de faltas dos alunos e sua funcionalidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Waltrick, Maria Salete-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6651035991731060pt_BR
dc.contributor.referee1Waltrick, Maria Salete-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6651035991731060pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ivânia Freire da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0310505730514253pt_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Heitor Lopes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2926702788415603pt_BR
dc.description.resumoA burocracia presente em diversas áreas da Administração Pública, é um grande impasse para que o serviço a ser executado encontre caminhos de fluxo mais rápido e contínuo, evitando etapas que oneram tempo e geram retrabalho. A globalização e os avanços tecnológicos estão presentes como solução para que não haja dúvidas da necessidade da agilidade nos processos. Visto isso, há inúmeras possibilidades de criação de ferramentas que ajudam a educação pública a solucionar problemas e encontrar alternativas para otimizar a vida funcional do aluno presente dentro da escola, além de toda a vida funcional do mesmo, dos servidores e o que for relacionado a educação. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa e tem como objetivo geral, verificar a percepção dos técnicos administrativos educacionais (TAEs) e equipe gestora em relação ao uso da infrequência e o retrabalho identificado pelos mesmos na escola estadual Professor Carlos Pereira Barbosa na cidade de Rondonópolis – MT. Os resultados mostraram que a forma em que o processo de acompanhamento da infrequência dos alunos vem sendo aplicada, é um processo claramente acompanhado de retrabalho, onera o tempo e a disponibilidade do servidor envolvido, se tornando um processo descartável ou que pode ser viabilizado tornando-o mais direto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programAdministração - CURpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.keywordBurocraciapt_BR
dc.subject.keywordAdministração públicapt_BR
dc.subject.keywordGestão escolarpt_BR
dc.subject.keyword2Bureaucracypt_BR
dc.subject.keyword2Public administrationpt_BR
dc.subject.keyword2School managementpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Administração - Rondonópolis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Higor Buzo Lisboa.pdf295.9 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Higor Buzo Lisboa.pdf63.96 kBAdobe PDFVer/Abrir    Request a copy
Autorização_Higor Buzo Lisboa2.pdf73.12 kBAdobe PDFVer/Abrir    Request a copy


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.