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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A infrequencia como ferramenta da gestão escolar : contradições entre o sistema utilizado para acompanhamento de faltas dos alunos e sua funcionalidade
Autor(es): Lisboa, Higor Buzo
Orientador(a): Waltrick, Maria Salete
Membro da Banca: Waltrick, Maria Salete
Membro da Banca: Silva, Ivânia Freire da
Membro da Banca: Ferreira, Heitor Lopes
Resumo : A burocracia presente em diversas áreas da Administração Pública, é um grande impasse para que o serviço a ser executado encontre caminhos de fluxo mais rápido e contínuo, evitando etapas que oneram tempo e geram retrabalho. A globalização e os avanços tecnológicos estão presentes como solução para que não haja dúvidas da necessidade da agilidade nos processos. Visto isso, há inúmeras possibilidades de criação de ferramentas que ajudam a educação pública a solucionar problemas e encontrar alternativas para otimizar a vida funcional do aluno presente dentro da escola, além de toda a vida funcional do mesmo, dos servidores e o que for relacionado a educação. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa e tem como objetivo geral, verificar a percepção dos técnicos administrativos educacionais (TAEs) e equipe gestora em relação ao uso da infrequência e o retrabalho identificado pelos mesmos na escola estadual Professor Carlos Pereira Barbosa na cidade de Rondonópolis – MT. Os resultados mostraram que a forma em que o processo de acompanhamento da infrequência dos alunos vem sendo aplicada, é um processo claramente acompanhado de retrabalho, onera o tempo e a disponibilidade do servidor envolvido, se tornando um processo descartável ou que pode ser viabilizado tornando-o mais direto.
Resumo em lingua estrangeira: The bureaucracy present in several areas of Public Administration is a major impasse for the service to be performed to find faster and more continuous flow paths, avoiding timeconsuming and reworking steps. Globalization and technological advances are present as a solution so that there is no doubt about the need for agile processes. Given this, there are numerous possibilities for creating tools that help public education solve problems and find alternatives to optimize the functional life of the student present within the school, as well as the whole functional life of the student, the servers and what is related to education. This work is characterized as a descriptive and qualitative research with case study, which aimed to verify the perception of educational administrative technicians (TAEs) and management team regarding the use of infrequency and the rework identified by them in the state school Professor Carlos Pereira Barbosa in the city of Rondonópolis - MT. The results showed that in the way that the process of monitoring the student's frequency is being applied, it is a process clearly accompanied by rework, costs and the availability of the server involved, becoming a disposable process or that can be made viable and most direct.
Palavra-chave: Burocracia
Administração pública
Gestão escolar
Palavra-chave em lingua estrangeira: Bureaucracy
Public administration
School management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Curso: Administração - CUR
Referência: LISBOA, Higor Buzo. A infrequencia como ferramenta da gestão escolar: contradições entre o sistema utilizado para acompanhamento de faltas dos alunos e sua funcionalidade. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1468
Data defesa documento: 29-Ago-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Administração - Rondonópolis

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