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http://bdm.ufmt.br/handle/1/1619
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Avaliação qualitativa das preparações do cardápio de escolas estaduais |
Autor(es): | Oliveira, Isabella Marcondes de |
Orientador(a): | Batistela, Emanuele |
Membro da Banca: | Batistela, Emanuele |
Membro da Banca: | Pereira, Lídia Pitaluga |
Membro da Banca: | Fonseca, Lorena Barbosa |
Resumo : | Avaliar a qualidade nutricional e sensorial de cardápios de escolas públicas localizadas em um estado da Região Centro Oeste. Métodos: Analisou-se cardápios planejados para três semanas consecutivas de maio de 2018 em quatro escolas estaduais e para duas não consecutivas em uma escola, através do método Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio Escolar (AQPC Escola). Os resultados foram apresentados como percentuais em relação ao total de dias analisados e semanalmente, comparando com parâmetros estabelecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. Resultados: A maioria dos grupos de alimentos da categoria Recomendados apresentaram baixa oferta. Os grupos “produtos com açúcar e preparações com açúcar adicionado”, “alimentos industrializados semiprontos ou prontos”, “embutidos e produtos cárneos industrializados”, “preparação com cor similar na mesma refeição” e “frituras, carnes gordurosas e molhos gordurosos” não atenderam ao limite proposto pelo método, contudo, semanalmente, o grupo “preparações com açúcar adicionado e produtos com açúcar” não ultrapassou o limite proposto pela legislação nacional de alimentação escolar. Conclusão: Há necessidade de revisão dos cardápios, aumentando a oferta de alimentos da categoria Recomendados e reduzindo a de alimentos da categoria Controlados. |
Resumo em lingua estrangeira: | To evaluate the nutritional and sensorial quality of menus of public network schools located in a state of the Brazilian Midwest. Methods: It was accomplished an analysis of the planned menus for three consecutive weeks of May 2018 in four state schools, as well as two non-consecutive weeks in another school. It was conducted through the method of Qualitative Evaluation Method of Menu Components for School (QEMC School). The results were presented as percentages in relation to the total of analyzed days and weekly, comparing with parameters established by the National School Feeding Program (PNAE). Results: Most food groups in the Recommended category presented low supply. The groups “products with sugar and preparations with added sugar”, “semi-ready or ready-made industrialized foods”, “commercially processed meats”, “preparation with similar color in same meal” and “fried foods, fatty meats and greasy sauces” disagreed to the limit proposed by the QEMC School. However, on a weekly basis, the group "products with sugar and preparations with added sugar" did not exceed the limit proposed by the national school food legislation. Conclusion: It is necessary to revise the menus, increasing the food supply of the Recommended category and reducing the food of the Controlled category. |
Palavra-chave: | Alimentação escolar Planejamento de cardápio |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | School feeding Menu planning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Nutrição (FANUT) |
Curso: | Nutrição - CUC |
Referência: | OLIVEIRA, Isabella Marcondes de. Avaliação qualitativa das preparações do cardápio de escolas estaduais. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1619 |
Data defesa documento: | 3-Abr-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Nutrição - Bacharelado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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