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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Adesão à alimentação escolar e fatores associados em escolas estaduais
Autor(es): Cunha, Juliana Rosa Salvador da
Orientador(a): Batistela, Emanuele
Coorientador: Fonseca, Lorena Barbosa
Membro da Banca: Batistela, Emanuele
Membro da Banca: Peres, Andrea Pissatto
Membro da Banca: Gorgulho, Bartira Mendes
Resumo : Este estudo teve por objetivo avaliar a adesão à alimentação escolar, bem como os seus fatores associados, entre estudantes do nono ano do ensino fundamental de escolas públicas de um estado localizado na Região Centro Oeste. Foram avaliados em cinco escolas estaduais a adesão auto referida, a adesão efetiva e os fatores associados, utilizando um questionário adaptado. Realizou-se ainda o cálculo da adesão à alimentação escolar média observada durante três dias. Tanto a adesão auto referida (68,2%) quanto a adesão média observada (59,2%) foram classificadas na categoria média, e a adesão efetiva (37,4%) na categoria baixa, segundo os parâmetros adotados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. Aproximadamente metade dos estudantes informou não gostar de algumas preparações e o principal motivo citado foi a falta de apetite. Porém, a maioria deles informou comprar alimentos na cantina da escola. Em relação aos fatores associados, observou-se que a adesão à alimentação escolar foi maior entre os estudantes do sexo masculino. Os resultados deste estudo apontam para a necessidade do incremento do índice de adesão e da realização de futuros estudos que acompanhem frequentemente a evolução da adesão à alimentação escolar, buscando identificar os fatores que dificultam o seu consumo, a fim de se estabelecerem medidas para que o Programa Nacional de Alimentação Escolar tenha seu objetivo atingido.
Resumo em lingua estrangeira: The objective of this study was to evaluate the adherence to school feeding, as well as its associated factors, among students from the ninth grade of public elementary schools in a state located in the Midwest Region. They were evaluated in five state schools self reported adherence, effective adherence, and factors that interfere with adherence to school feeding were assessed using an adapted questionnaire. It was also calculated the adherence to the average school feeding observed during three days. Both self-reported adherence (68.2%) and mean adherence observed (59.2%) were classified in the middle category, and effective adherence (37.4%) in the low category, according to the parameters adopted by the Brazilian National Program School Feeding. About half of the students reported not liking some preparations and the main reason cited was lack of appetite. However, most of them reported buying food at the school canteen. Regarding the associated factors, it was observed that adherence to school feeding was higher among male students. The results of this study point to the need to increase the rate of adherence and to carry out future studies that frequently follow the evolution of adherence to school feeding, seeking to identify the factors that hinder its consumption, in order to establish measures for the Brazilian National School Feeding Program has it objective achieved.
Palavra-chave: Políticas públicas
Alimentação escolar
Estudantes
Adolescente
Palavra-chave em lingua estrangeira: Public policy
School feeding
Students
Teenager
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Nutrição (FANUT)
Curso: Nutrição - CUC
Referência: CUNHA, Juliana Rosa Salvador da. Adesão à alimentação escolar e fatores associados em escolas estaduais. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1620
Data defesa documento: 5-Abr-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Nutrição - Bacharelado

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