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Tipo documento: Artigo
Título: Práticas de ensido de educação física em duas escolas estaduais de Barra do Garças/MT
Autor(es): CRUZ, Guibison da Silva
Orientador(a): MARZARI, Marilene
Membro da Banca: GUIRRA, Frederico Jorge Saad
Membro da Banca: Souza, Mauro José de
Resumo : Este estudo teve como objetivo analisar o ensino dos conteúdos da Educação Física junto aos alunos que frequentam o Ensino Médio em duas Escolas Estaduais de Barra do Garças/MT. O problema de pesquisa consiste em: Como os conteúdos de Educação Física estão sendo ensinados para os alunos que frequentam o Ensino Médio em duas Escolas Estaduais de Barra do Garças/MT? Para tal, buscamos compreender a história da educação física na educação; especificar as legislações que regulamentam o ensino da Educação Física, principalmente no Ensino Médio e; identificar os conteúdos propostos para o Ensino Médio. Para isso, utilizamos da pesquisa qualitativa e dos procedimentos de observação, de entrevista semiestruturada e de análise de documentos. O estudo mostra que os conteúdos ensinados baseiam-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio e no Projeto Político-Pedagógico, permitindo certa autonomia dos professores. As principais dificuldades para o desenvolvimento da disciplina relacionam-se com as condições físicas, principalmente em relação ao espaço físico e recursos didáticopedagógicos. Além disso, a reduzida carga-horária, uma aula semanal, permite pouco aprofundamento dos conteúdos transmitidos pelo professor, que poderiam contribuir com a formação de sujeitos críticos, conscientes e atuantes na sociedade.
Resumo em lingua estrangeira: The purpose of this study was to analyze the teaching of the contents of Physical Education among the students who attend High School in two State Schools of Barra do Garças / MT. The research problem consists of: How are the contents of Physical Education being taught to students who attend High School in two State Schools of Barra do Garças / MT? For this, we seek to understand the history of physical education in education; specify the laws that regulate the teaching of Physical Education, especially in High School and; identify the contents proposed for High School. For this, we use qualitative research and observation procedures, semi-structured interviews and document analysis. The study shows that the contents taught are based on the National Curricular Parameters, the Curricular Orientations for the Secondary School and the Political-Pedagogical Project, allowing some autonomy of the teachers. The main difficulties for the development of the discipline are related to physical conditions, especially in relation to physical space and didacticpedagogical resources. In addition, the reduced hourly load, a weekly lesson, allows little deepening of the contents transmitted by the teacher, which could contribute to the formation of critical, conscious and active subjects in society.
Palavra-chave: Educação Física
Ensino Médio
Conteúdos
Ensino
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physical Education
High school
Contents
Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Educação Física - CUA
Referência: CRUZ, Guibison da Silva. Práticas de ensido de educação física em duas escolas estaduais de Barra do Garças/MT. 2019. 50 f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1633
Data defesa documento: 8-Apr-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

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