Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1688
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Qualidade de vida no trabalho e risco da Síndrome de Burnout em professores da educação de jovens e adultos
Autor(es): Rocha, Guilherme Nobre
Orientador(a): Garcia, Francisco Moacir Pinheiro
Membro da Banca: Garcia, Francisco Moacir Pinheiro
Membro da Banca: Araújo, Neide Tarsila da Costa
Membro da Banca: Souza, Eloana Benassi Ribeiro de
Resumo : A Síndrome de Burnout afeta principalmente os profissionais que têm contato direto com outras pessoas. Entre esses profissionais, os docentes estão entre os mais afetados por esta síndrome. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar as variáveis que interferem na qualidade de vida no trabalho dos professores que atuam na educação de jovens e adultos (EJA) na cidade de Sinop, no norte do Estado do Mato Grosso, e os riscos que eles possuem em adquirir a Síndrome de Burnout. Para isto foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionários de duas laudas, através das quais foi possível definir o perfil sociodemográfico dos entrevistados, os fatores predispositores da Síndrome de Burnout e 22 questões baseadas no MBI – Maslach Burnout Inventory, com capacidade de analisar o risco de apresentar as três dimensões da Síndrome de Burnout: Exaustão Emocional, Baixa Realização Profissional e Despersonalização. Esse estudo ocorreu num período de cinco dias diferentes no mês de Abril de 2015, com uma população de 41 docentes no exercício da profissão, numa escola Estadual que atende a estratégia de educação do Governo, EJA – Educação de Jovens e Adultos. Os resultados apresentados demonstram um perfil de profissionais insatisfeitos com a profissão em que atuam, pelo fato da subescala “Baixa Realização Profissional” ter sido a que mais apresentou destaque, 63% deles. Este estudo também destaca que dois fatores podem estar relacionados à baixa qualidade de vida no trabalho, segundo os docentes: o baixo salário e a falta reconhecimento profissional extraescolar são os que mais os afeta. Foi possível também descrever que a escola demonstra valorização profissional a esses docentes e que os alunos os tratam com respeito e afeto, podendo representar fatores ligados à qualidade de vida no trabalho. Mas a maior preocupação nesta pesquisa foi o fato de 15 (36%) professores estarem possivelmente com alto risco da Síndrome de Burnout, pelo fato dos 15 terem apresentado alto risco de despersonalização e por esse fator ser o ultimo no desenvolvimento da Síndrome. Com isso, esse resultado abre a possibilidade de realização de novas pesquisas sobre o tema, com o objetivo de mais reconhecimento sobre este acometimento laboral.
Resumo em lingua estrangeira: The burnout syndrome affects mostly professionals who have direct contact with other people. Among these professionals, teachers are among the most affected by this syndrome. The objective of this study was to investigate the variables that affect the quality of working life of teachers who work in adult education (EJA) in the city of Sinop, in the northern state of Mato Grosso, and the risks they have in acquiring the burnout syndrome. For this was used as data collection instrument was a questionnaire of two pages, through which it was possible to define the socio demographic profile of respondents, the predispositores factors of burnout syndrome and 22 questions based on MBI - Maslach Burnout Inventory, capable of analyzing the risk of having the three dimensions of burnout syndrome: emotional exhaustion, depersonalization and Low Professional Accomplishment. This study took place in a different five-day period in April 2015, with a population of 41 teachers in the profession, a state school that meets the Government's education strategy, EJA - Youth and Adult Education. The results show a dissatisfied professional profile of the profession in which they operate, because the subscale "Low Professional Accomplishment" was the one that presented highlight, 63% of them. This study also highlights that two factors may be related to poor quality of life at work, according to the teachers: the low wages and the lack extraescolar professional recognition are the ones that affect them. It could also describe the school demonstrates professional development to those teachers and students treat them with respect and affection, which may represent factors related to quality of work life. But the biggest concern in this study was that 15 (36%) teachers possibly being at high risk of burnout syndrome, because of the 15 have presented high risk of depersonalization and this factor be the last on the development of the syndrome. Thus, this result opens the possibility of carrying out further research on the subject, in order to more recognition on this labor involvement
Palavra-chave: Burnout
Qualidade de vida
Insatisfação profissional
Docente
Palavra-chave em lingua estrangeira: Burnout
Quality of life
Job dissatisfaction
Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Curso: Enfermagem - CUS
Referência: ROCHA, Guilherme Nobre. Qualidade de vida no trabalho e risco da Síndrome de Burnout em professores da educação de jovens e adultos. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1688
Data defesa documento: 30-Jun-2015
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-2015-GUILHERME NOBRE ROCHA.pdf942.42 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.