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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A percepção dos acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop quanto a existência de atividades complementares no currículo de graduação
Autor(es): Siqueira, Jaqueline Patricia
Orientador(a): Flores, Cezar Augusto da Silva
Membro da Banca: Flores, Cezar Augusto da Silva
Membro da Banca: Primão, Juliana Cristina Magnani
Membro da Banca: Andrade, Luciene Mantovani Silva
Resumo : O ensino de enfermagem brasileiro idealiza a formação do profissional enfermeiro com base no rigor cientifico e intelectual, pautado em princípios éticos e com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Essa necessidade de desenvolvimento acadêmico e profissional tem sido reforçada pelas constantes mudanças que ocorreram ao longo da evolução do ensino de enfermagem e que levam o acadêmico a buscar, adquirir, rever e atualizar seus conhecimentos. Uma das principais estratégias para que isso ocorra é a inserção das atividades complementares na formação do profissional, que é vista como uma rica fonte de aprendizado. O objetivo dessa pesquisa é analisar a percepção dos acadêmicos de enfermagem em relação a atividades complementares. Trata-se de um estudo de caráter descritivo com abordagem qualitativa que visa contribuir com o planejamento das atividades complementares e a formação profissional a médio e longo prazo dos acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. O projeto foi avaliado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos do Hospital Universitário Júlio Muller e aprovado sob o Parecer 921.221 de 17 de Dezembro de 2014. Foram entrevistados 37 acadêmicos, por meio de questionário estruturado, com sete seções, que avaliaram o perfil sociodemográfico, os principais tipos de atividades complementares, as motivações principais na realização dessas atividades, a contribuição no futuro profissional e acadêmico e a importância atribuída a realização das atividades complementares. A grande procura pelas atividades complementares inclui não somente a capacitação e melhoramento na formação profissional, mas também está relacionada ao aperfeiçoamento de técnicas e aquisição de conhecimento, melhoramento do currículo e até mesmo relacionado a parte financeira. Os resultados dessa pesquisa demonstraram que a maioria dos acadêmicos do curso de enfermagem da UFMT/CUS participaram de alguma atividade complementar durante o período de graduação e que a presença nessas atividades tendem ao aumento progressivo a medida que o acadêmico avança no curso de graduação. Os acadêmicos consideraram que a participação nessas atividades contribuiu positivamente na sua formação acadêmica.
Resumo em lingua estrangeira: The Brazilian nursing education idealizes professional nursing education based on scientific rigor and intellectual, guided by ethical principles, generalist, humanist, critical and reflexive. This need for academic and professional development has been reinforced by the constant changes that occurred during the evolution of nursing education and leading the students to seek, acquire, review and update their knowledge. A key strategy for this to occur is the inclusion of additional activities in the formation of the professional, which is seen as a rich source of learning. The purpose of this research is to analyze the perception of nursing students in relation to complementary activities. This is a descriptive study with qualitative approach that aims to contribute to the planning of complementary activities and vocational training in the medium and long-term academic nursing course of UFMT / CUS. The project was evaluated by the Committee on Ethics and Human Research of the University Hospital Julio Muller and approved under the Opinion 921 221 of December 17, 2014. 37 students were interviewed using a structured questionnaire with seven sections, which evaluated the sociodemographic profile, main types of complementary activities, the main motivations in carrying out these activities, contribution in professional and academic future and the importance attached to carrying out complementary activities. The great demand for additional activities not only includes training and improving vocational training, but is also related to improvement techniques and knowledge acquisition, curriculum improvement and even related to financial part. The results of this research showed that most academics nursing course UFMT / CUS participated in some complementary activity during the graduation period and that the presence in such activities tend to gradually increase as they progress through the academic degree course. The academics found that participation in these activities contributed positively in their academic training.
Palavra-chave: Atividades Complementares
Graduação
Enfermagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Complementary Activities
Graduation
Nursing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Curso: Enfermagem - CUS
Referência: SIQUEIRA, Jaqueline Patrícia. A percepção dos acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop quanto a existência de atividades complementares no currículo de graduação. 2015. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1689
Data defesa documento: 29-Jun-2015
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Sinop

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