Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1704
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFranco, Myssal Carvalho-
dc.date.accessioned2020-03-30T17:55:06Z-
dc.date.available2019-04-15-
dc.date.available2020-03-30T17:55:06Z-
dc.date.issued2019-04-01-
dc.identifier.citationFRANCO, Myssal Carvalho. Educação Física, currículo e práticas corporais indígenas: Incursões iniciais pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2019. 50 f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1704-
dc.description.abstractThis work aims to investigate the relationships between physical education, curriculum and indigenous corporal practices through initial theoretical incursions at the National Curricular Common Base. Methodologically, the research was structured from a bibliographical research on physical education, curriculum and indigenous corporal practices, and, later, on documentary analysis, from incursions for physical education in the Base. In summary, although the discussion of indigenous corporal practices integrates part of the guidelines, it is not present in all thematic units, nor in all levels of education, making present only in the Games and Games, in the Dances and in the Struggles, in the cycle between the 3rd and 5th year of elementary school I. As a marginalized discussion in the school curriculum, it is important to emphasize that, at no time, does the document point out ways for this to actually take effect.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2020-03-30T17:55:06Z No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Myssal Carvalho Franco.pdf: 1406581 bytes, checksum: c7cf739ba235f5ea399e8786c015e4f8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-30T17:55:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Myssal Carvalho Franco.pdf: 1406581 bytes, checksum: c7cf739ba235f5ea399e8786c015e4f8 (MD5) Previous issue date: 2019-04-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação Física, currículo e práticas corporais indígenas: Incursões iniciais pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1Marani, Vitor Hugo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2961782683090337pt_BR
dc.contributor.referee1Guirra, Frederico Jorge Saad-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1529623142626012pt_BR
dc.contributor.referee2Assis, Rodrigo Amancio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5239558077378034pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como finalidade investigar as relações entre educação física, currículo e práticas corporais indígenas por meio de incursões teóricas iniciais junto à Base Nacional Comum Curricular. Metodologicamente, a pesquisa estruturou-se a partir de pesquisa bibliográfica sobre educação física, currículo e práticas corporais indígenas, e, posteriormente, em análise documental, a partir de incursões pela educação física na Base. Em síntese, embora a discussão das práticas corporais indígenas integre parte das orientações, ela não está presente em todas as unidades temáticas, tampouco em todas os níveis de ensino, fazendo presente apenas nas Brincadeiras e Jogos, nas Danças e nas Lutas, em especial, no ciclo entre o 3º e 5º ano do ensino fundamental I. Como discussão marginalizada no currículo escolar, é importante frisar que, em nenhum momento, o documento assinala formas para que isso realmente seja efetivado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEducação Física - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordCurrículopt_BR
dc.subject.keywordEducação Físicapt_BR
dc.subject.keywordPráticas Corporais Indígenaspt_BR
dc.subject.keyword2Culturept_BR
dc.subject.keyword2Curriculumpt_BR
dc.subject.keyword2Physical Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Indigenous Corporal Practicespt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Myssal Carvalho Franco.pdf1.37 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.