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http://bdm.ufmt.br/handle/1/1704
Tipo documento: | Artigo |
Título: | Educação Física, currículo e práticas corporais indígenas: Incursões iniciais pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
Autor(es): | Franco, Myssal Carvalho |
Orientador(a): | Marani, Vitor Hugo |
Membro da Banca: | Guirra, Frederico Jorge Saad |
Membro da Banca: | Assis, Rodrigo Amancio de |
Resumo : | Este trabalho tem como finalidade investigar as relações entre educação física, currículo e práticas corporais indígenas por meio de incursões teóricas iniciais junto à Base Nacional Comum Curricular. Metodologicamente, a pesquisa estruturou-se a partir de pesquisa bibliográfica sobre educação física, currículo e práticas corporais indígenas, e, posteriormente, em análise documental, a partir de incursões pela educação física na Base. Em síntese, embora a discussão das práticas corporais indígenas integre parte das orientações, ela não está presente em todas as unidades temáticas, tampouco em todas os níveis de ensino, fazendo presente apenas nas Brincadeiras e Jogos, nas Danças e nas Lutas, em especial, no ciclo entre o 3º e 5º ano do ensino fundamental I. Como discussão marginalizada no currículo escolar, é importante frisar que, em nenhum momento, o documento assinala formas para que isso realmente seja efetivado. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work aims to investigate the relationships between physical education, curriculum and indigenous corporal practices through initial theoretical incursions at the National Curricular Common Base. Methodologically, the research was structured from a bibliographical research on physical education, curriculum and indigenous corporal practices, and, later, on documentary analysis, from incursions for physical education in the Base. In summary, although the discussion of indigenous corporal practices integrates part of the guidelines, it is not present in all thematic units, nor in all levels of education, making present only in the Games and Games, in the Dances and in the Struggles, in the cycle between the 3rd and 5th year of elementary school I. As a marginalized discussion in the school curriculum, it is important to emphasize that, at no time, does the document point out ways for this to actually take effect. |
Palavra-chave: | Cultura Currículo Educação Física Práticas Corporais Indígenas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Culture Curriculum Physical Education Indigenous Corporal Practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Programa: | Educação Física - CUA |
Referência: | FRANCO, Myssal Carvalho. Educação Física, currículo e práticas corporais indígenas: Incursões iniciais pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2019. 50 f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1704 |
Data defesa documento: | 1-Apr-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Educação Física - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC_2019_Myssal Carvalho Franco.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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