Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1717
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Implementação de uma ferramenta computacional para auxílio da aprendizagem do método dos deslocamentos
Autor(es): SILVA, Ingrid Kellen
Orientador(a): KONDA, Danilo Hiroshi
Membro da Banca: KONDA, Danilo Hiroshi
Membro da Banca: VIVAN, Angela Maria
Membro da Banca: SANTOS, Iury Bispo dos
Resumo : O presente trabalho visa avaliar a contribuição na aprendizagem através do uso de softwares, guiados por fundamentos da psicopedagogia. A psicopedagogia é a área de estudo que se dedica a desenvolver métodos juntamente com a instituição e professor para resolver as dificuldades no processo de aprendizagem dos alunos. Neste trabalho, faz-se uma proposta estruturada na implementação de um recurso computacional no ensino do método dos deslocamentos para análise de estruturas, no curso de engenharia civil, fundamentada na criação de uma ferramenta computacional em linguagem Fortran, para resolução de treliças planas, voltada inicialmente para o uso educacional. A abordagem trata da análise estrutural e todos seus conceitos de rigidez de forma matricial, além de apresentar teorias pedagógicas que norteiam o auxílio do processo de ensino aprendizagem. Com a utilização de análises pedagógicas, verifica-se que o software desenvolvido se apresenta como uma ferramenta capaz de auxiliar na aprendizagem do método dos deslocamentos, proporcionando melhorias na absorção e compreensão do conteúdo.
Resumo em lingua estrangeira: The current work intends to avaluate the contribuition on learning throught a software, guided by psychopedagogy fundations. Psychopedagogy is the study area that is dedicated to delvelop methods along with the institution and professor to solve difficulties towards the student’s learning process. In this work, a proposal is made estructured in the implementation of a computational resource in the teaching of displacement method for structural analysis, in the civil engeneering course, based on creation of a computational tool in Fortran language, to solve flat trusses, at first for aducational use. The approach is abaout the structural analysis and all it’s concepts of stiffness in matrix form, besides presenting pedagogical theories that guide the aid of teaching-learning process. With pedagogical analysis, it is verified that the developed softwre presents itself a tool capable of helping on learning the displacement method, providing improvements on absortion and comprehensiom of the content.
Palavra-chave: Software educacional
Desenvolvimento computacional do Método da rigidez direta
Auxílio na aprendizagem.
Palavra-chave em lingua estrangeira: Educational software
Computational development of the direct stiffness method
Learning ai
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Engenharia Civil - CUA
Referência: SILVA, Ingrid Kellen. Implementação de uma ferramenta computacional para auxílio da aprendizagem do método dos deslocamentos. 2019.95f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1717
Data defesa documento: 9-Aug-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_INGRID KELLEN SILVA.pdf3.77 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.