Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1755
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Linguagem multimodal e análise linguística numa perspectiva construcional
Autor(es): Santos, Viviane Aparecida da Silva
Orientador(a): Justino, Agameton Ramsés
Membro da Banca: Justino, Agameton Ramsés
Resumo : Este é um trabalho sobre Linguagem multimodal e análise linguística numa perspectiva construcional, que tem por objetivo descrever novos usos do português brasileiro a partir da aproximação entre linguagem verbal e não verbal, em memes produzidos nas redes sociais, apresentando expedientes cognitivos e semânticos usados, pelos falantes, na comunicação. Procurou-se, ainda, refletir sobre novas abordagens do ensino de análise linguística na perspectiva construcional da linguagem. A pesquisa é baseada em um estudo sincrônico e qualitativo e respalda-se nos autores POSSENTI (1996), TRAVAGLIA (2002), FRANCHI (1991), SILVA(1999), CUNHA (2014 e 2016), OLIVEIRA (2017), SILVA (1997), TAVARES (2016), ROSÁRIO (2015) e CASSEB-GALVÃO e BAGNO (2017). Os resultados desse trabalho evidenciaram como a análise linguística sob uma perspectiva construcional dá subsídios e pode contribuir para que o processo de ensino-aprendizagem amplie e desenvolva nos alunos habilidades que os capacitem realizar uma construção reflexiva tanto em textos orais quanto em textos escritos, de gêneros e níveis de formalidade diferentes, reconhecendo-os e adequando-os dentro dos respectivos contextos. Consideramos também que o meme ao trabalhar a língua(gem) sob uma abordagem funcionalista, contempla nela as modalidades verbal e não-verbal, além de nos possibilitar a ressignificação da gramática através da relação entre forma e função moldada conforme os usos, tornando-a mais interessante e acessível pela capacidade quem tem de transmitir ideias e informações de maneira mais rápida, humorada e atrativa.
Resumo em lingua estrangeira: Este es un trabajo sobre el Lenguaje multimodal y el análisis lingüístico en una perspectiva constructiva que tiene como objetivo describir los nuevos usos del portugués brasileño a partir de la aproximación entre el lenguaje verbal y no verbal en los memes producidos en las redes sociales, presentando dispositivos cognitivos y semánticos utilizados por los hablantes en la comunicación. También tratamos de reflexionar sobre nuevos enfoques para la enseñanza del análisis lingüístico en la perspectiva constructiva del lenguaje. La investigación se basa en un estudio sincrónico y cualitativo y está respaldada por los autores POSSENTI (1996), TRAVAGLIA (2002), FRANCHI (1991), SILVA (1999), CUNHA (2014 y 2016), OLIVEIRA (2017), SILVA ( 1997), TAVARES (2016), ROSÁRIO (2015) y CASSEB-GALVÍO y BAGNO (2017). Los resultados de este trabajo mostraron cómo el análisis lingüístico desde una perspectiva constructiva proporciona subsidios y puede contribuir al proceso de enseñanza-aprendizaje para expandir y desarrollar en los estudiantes habilidades que les permitan llevar a cabo una construcción reflexiva tanto en textos orales como escritos, de géneros y diferentes niveles de formalidad, reconociéndolos y adaptándolos dentro de sus respectivos contextos. También consideramos que el meme cuando se trabaja el lenguaje bajo un enfoque funcionalista, contempla en él las modalidades verbales y no verbales, además de permitirnos volver a significar la gramática a través de la relación entre forma y función moldeada de acuerdo con los usos, haciéndola más interesante y accesible debido a la capacidad de quienes tienen que transmitir ideas e información de una manera más rápida, humorística y atractiva.
Palavra-chave: Linguagem multimodal
Análise linguística
Perspectiva construcional
Palavra-chave em lingua estrangeira: Lenguaje multimodal
Análisis lingüístico
Perspectiva constructiva
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Curso: Letras - Hab. em Língua Portuguesa - CUR
Referência: SANTOS, Viviane Aparecida da Silva. Linguagem multimodal e análise linguística numa perspectiva construcional. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras – Língua Portuguesa) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1755
Data defesa documento: 6-Mar-2020
Aparece na(s) coleção(ções):Letras-Língua Portuguesa - Rondonópolis



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.