Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1934
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo experimental do arrefecimento da goiaba vermelha em diferentes fluidos
Autor(es): Grippe, Vinícius Yuri Queiróz
Orientador(a): Ramirez, Maribel Valverde
Membro da Banca: Ramirez, Maribel Valverde
Membro da Banca: Silva, Daniele Caetano da
Membro da Banca: Felizardo, Marcos Paulo
Resumo : A goiaba vermelha é uma fruta de regiões tropicais, onde o clima ideal para o seu cultivo é o tempo seco e quente, no Brasil a região nordeste é um grande polo de produção de goiaba por conta do sue clima semiárido. A produção da goiaba exige alguns cuidados para que se possa conservar as suas propriedades da fruta, devido a sua elevada perecibilidade e sensibilidade às condições de manejo, principalmente nas etapas de colheita, transporte e comercialização, a perda de qualidade ocorre devido à evaporação da água da goiaba. Alguns métodos para evitar essa perda de água é por meio de tecnologias pós-colheita, como a diminuição da temperatura. O resfriamento é um sistema rápido e eficiente e pode ser aplicado em diversos produtos hortícolas, nesse estudo foram analisados os métodos de resfriamento convencional, com água e com gelo. Foi possível verificar que a goiaba apresenta elevado conteúdo de vitamina C, sendo verificado que a região epicarpo apresenta maior conteúdo de vitamina C Como resultado da presente pesquisa é possível afirmar que o controle térmico da fruta goiaba é fundamental para aumentar o tempo de vida. Entre os fluidos analisados, foi observado que o uso do gelo misturado com a água demonstrou melhores resultados atingindo a temperatura ideal de armazenamento de 9ºC com o valor de tempo de meio resfriamento de 39,2 minutos e o tempo de sete oitavos de resfriamento aos 81,3 minutos.
Resumo em lingua estrangeira: The red guava belongs to the Mytaceae family, being a fruit from tropical regions, where the ideal climate for its cultivation is the dry and hot weather. . The production of guava requires some care in order to preserve its fruit properties, due to its high perishability and sensitivity to handling conditions, especially in the stages of harvesting, transport and marketing, the loss of quality occurs due to water evaporation of the guava. Some methods to prevent this water loss are through post-harvest technologies, such as lowering the temperature. Cooling is a fast and efficient system and can be applied to various horticultural products. In this study, conventional cooling methods, with water and with ice, were analyzed. The ice-cooling method showed greater efficiency in reaching the ideal storage temperature of 9ºC with a half-cooling time value of 39.2 minutes and a cooling time of seven-eighths at 81.3 minutes.
Palavra-chave: Goiaba vermelha
Resfriamento
Conservação
Perda de água
Tempo de resfriamento.
Palavra-chave em lingua estrangeira: Red guava
Cooling
Conservation
Water loss
Cooling time
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUVG - Várzea Grande
Departamento: Instituto de Engenharia – Várzea Grande
Curso: Engenharia Química - CUVG
Referência: GRIPPE, Vinícius Yuri Queiróz. Estudo experimental do arrefecimento da goiaba vermelha em diferentes fluidos. 2021. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Várzea Grande, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1934
Data defesa documento: 4-Out-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Química - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VINICIUS.pdf3.19 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.