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http://bdm.ufmt.br/handle/1/2251
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise do projeto geométrico e propostas de intervenções na rodovia BR 364, trecho serra de São Vicente |
Autor(es): | Santos, Dayani Larissa Gomes dos |
Orientador(a): | Magalhães, Sérgio Luiz Morais |
Membro da Banca: | Magalhães, Sérgio Luiz Morais |
Membro da Banca: | Brondani, Chaveli |
Membro da Banca: | Castilho Júnior, Silvano Pohl Moreira de |
Resumo : | Para garantir a segurança aos usuários e operadores nas rodovias, há necessidade de contemplar a sapiência das normas e diretrizes disponibilizadas em manuais elaborados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e em bibliografias disponíveis referentes a como se desenvolver uma rodovia, seja ela pavimentada ou não, mas que ofereça segurança e conforto em seu trajeto. Rodovias que não apresentam boa geometria convergem em trechos perigosos, isso se agrava mais com as condições que o terreno apresenta, assim a boa elaboração dos estudos e do desenvolvimento da mesma, pode garantir a segurança e conforto no trecho. Quando as decisões são tomadas de forma eficiente no inicio, podem retardar futuras intervenções que geram altos custos e desconforto aos usuários durante as execuções dos procedimentos. Ao longo desse Trabalho de Conclusão de Curso, será analisado o Projeto Geométrico da BR-361 no trechos da Serra de São Vicente e posteriormente exposto todos os erros de elaboração de raio de curvatura, inclinação de rampas, velocidade de projeto entre outras características que se apresentam em desacordo com as normativas. |
Resumo em lingua estrangeira: | In order to guarantee safety to users and operators on highways, it is necessary to consider the knowledge of the norms and guidelines available in manuals prepared by the National Department of Transport Infrastructure and in available bibliographies on how to develop a highway, whether paved or not, but that offers safety and comfort on your journey. Highways that do not have good geometry converge on dangerous stretches, this is further aggravated by the conditions that the terrain presents, so the good preparation of studies and development of the same can guarantee safety and comfort in the stretch. When decisions are made efficiently at the beginning, they can delay future interventions that generate high costs and discomfort for users during the execution of procedures. Throughout this Course Completion Work, the Geometric Project of BR-361 in the sections of Serra de São Vicente will be analyzed and later exposed all errors in the elaboration of radius of curvature, slope of ramps, design speed among other characteristics that are present in disagreement with the regulations. |
Palavra-chave: | Projeto Geométrico Conforto e Segurança Viária Normas e diretrizes DNIT |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Geometric Design Comfort and Road Safety DNIT standards and guidelines |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUVG - Várzea Grande |
Departamento: | Instituto de Engenharia – Várzea Grande |
Curso: | Engenharia de Transportes - CUVG |
Referência: | SANTOS, Dayani Larissa Gomes dos. Análise do projeto geométrico e propostas de intervenções na rodovia BR 364, trecho serra de São Vicente. 2022. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal de Mato Grosso. Faculdade de Engenharia, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2251 |
Data defesa documento: | 10-Mar-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia de Transportes - Várzea Grande |
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