Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2519
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT
Autor(es): Oliveira, Alline Moreira de
Orientador(a): Silva, Maria Claudino da
Membro da Banca: Silva, Maria Claudino da
Membro da Banca: Mancini, Anna Maria Penalva
Membro da Banca: Sena , Danielle Gonçalves
Resumo : O presente estudo objetiva-se expor as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial docente, pensando no contexto do curso de Letras do CUA/UFMT. Para a elaboração desta monografia, foram realizados estudos em diversos autores e documentos relativos ao Programa de Residência Pedagógica. Também, foi feita uma entrevista com acadêmicos do Curso de Letras/CUA/UFMT, participantes da Residência Pedagógica. Considerando os estudos propostos por Apolinário (2006, p.70), a metodologia desta pesquisa foi configurada, observando-se as seguintes dimensões: a) Finalidade: a pesquisa foi básica, visto que o estudo objetiva entrevistas que leva em consideração a própria experiência do licenciando residentes; b) Tipo/profundidade: trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) Estratégia: origem dos dados tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando dados provenientes de estudos em autores variados, documentos do PRP e entrevistas com respostas coletadas via Google Forms; d) Natureza: trata-se de uma pesquisa qualitativa. Visando a fundamentação teórica, foram utilizados os seguintes autores: Gadotti (2011), Pimenta (1997), Vasconcelos (2000), Apolinário (2006) e Tardif (2002). Os estudos realizados e os resultados coletados por meio das entrevistas apontam que o PRP é um programa que fortalece a formação inicial, proporcionando um contato mais efetivo e duradouro dos acadêmicos com o contexto da sala de aula.
Palavra-chave: Programa de Residência Pedagógica
Formação Inicial
Curso de Letras
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
Curso: Letras - CUA
Referência: OLIVEIRA, Alline Moreira de. O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT. 2022. 29 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2519
Data defesa documento: 20-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alline_Moreira_de_Oliveira._TC.pdf838.58 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.