Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2519
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT |
Autor(es): | Oliveira, Alline Moreira de |
Orientador(a): | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Mancini, Anna Maria Penalva |
Membro da Banca: | Sena , Danielle Gonçalves |
Resumo : | O presente estudo objetiva-se expor as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial docente, pensando no contexto do curso de Letras do CUA/UFMT. Para a elaboração desta monografia, foram realizados estudos em diversos autores e documentos relativos ao Programa de Residência Pedagógica. Também, foi feita uma entrevista com acadêmicos do Curso de Letras/CUA/UFMT, participantes da Residência Pedagógica. Considerando os estudos propostos por Apolinário (2006, p.70), a metodologia desta pesquisa foi configurada, observando-se as seguintes dimensões: a) Finalidade: a pesquisa foi básica, visto que o estudo objetiva entrevistas que leva em consideração a própria experiência do licenciando residentes; b) Tipo/profundidade: trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) Estratégia: origem dos dados tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando dados provenientes de estudos em autores variados, documentos do PRP e entrevistas com respostas coletadas via Google Forms; d) Natureza: trata-se de uma pesquisa qualitativa. Visando a fundamentação teórica, foram utilizados os seguintes autores: Gadotti (2011), Pimenta (1997), Vasconcelos (2000), Apolinário (2006) e Tardif (2002). Os estudos realizados e os resultados coletados por meio das entrevistas apontam que o PRP é um programa que fortalece a formação inicial, proporcionando um contato mais efetivo e duradouro dos acadêmicos com o contexto da sala de aula. |
Palavra-chave: | Programa de Residência Pedagógica Formação Inicial Curso de Letras |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Curso: | Letras - CUA |
Referência: | OLIVEIRA, Alline Moreira de. O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT. 2022. 29 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2519 |
Data defesa documento: | 20-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alline_Moreira_de_Oliveira._TC.pdf | 838.58 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.