Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2520
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+fobia |
Autor(es): | Bueno, Ana Paula Moreira |
Orientador(a): | Mancini, Anna Maria Penalva |
Membro da Banca: | Mancini, Anna Maria Penalva |
Membro da Banca: | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Melo , Karla Daniela de Almeida |
Resumo : | Este estudo tem como tema gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+FOBIA. O objetivo principal da pesquisa é apresentar e analisar concepções de gênero, sexualidade e educação em LGBTQ+FOBIA. A pesquisa, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi já que objetiva o avanço do conhecimento na área de gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+FOBIA; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se dados provenientes já existentes; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os resultados apontam que das concepções sobre esse tema abrange garantias fundamentais e por ser um direito de todos possui verba certa destinada pelo Estado à Educação, é visado em campanhas do governo para melhoria do ensino público e para acabar com o analfabetismo no país. Educação conta com a colaboração e incentivo de toda a sociedade, ainda que seja um dever do Estado e da família. A inclusão de políticas de diversidade sexual nas atividades administrativas pode impactar na promoção de mudanças institucionais e na superação de preconceitos e discriminações de longa data, mobilizando organizações tradicionalmente associadas ao controle e repressão de minorias. Esse esforço pode ser visto na adoção de diretrizes curriculares e programas de formação de professores sensíveis e respeitosos às diversas expressões da sexualidade em sala de aula. |
Palavra-chave: | Linguagem Leitura Concepções Gênero Sexualidade |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Curso: | Letras - CUA |
Referência: | BUENO, Ana Paula Moreira. Gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+fobia. 2022. 32 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2520 |
Data defesa documento: | 21-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana_Paula_Moreira_Bueno._TC.pdf | 233.03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.